Implantação de Notas Fiscais
Programa: CCFTN200
Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.
Pré-Requisitos
Não há.
Acesso
Módulo: Comercial - Faturamento Grupo: Faturamento
Visão Geral
O objetivo deste programa é realizar o cadastro de dados de notas fiscais que não são geradas pelo módulo de Faturamento, permitindo o cadastro manual ou a importação via XML. Esta tela é composta por: Aba Dados Gerais (CCFTN200TAB1) Aba Chave de Acesso (CCFTN200TAB2) Aba Itens (CCFTN200TAB3) Aba Dados Transporte (CCFTN200TAB4) Aba Dados Complementares (CCFTN200TAB5) Aba Valores (CCFTN200TAB6) Aba Dados Financeiros (CCFTN200TAB7) Aba Observação (CCFTN200TAB8) Aba Importação/Exportação (CCFTN200TAB9)
Importante
Ao importar os dados de notas fiscais de produto através do botão Importar XML NF-e, os dados de vários campos (tags) do XML são transferidos para a implantação da nota. Como esses dados já foram gerados na emissão original da nota, fiscalmente eles não devem ser alterados. Por isso, os campos correspondentes deste programa serão desabilitados e não poderão ser preenchidos ou editados manualmente pelo usuário.
Campos
Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.
Tipo|
Exibe o tipo da nota fiscal. As opções podem ser: - NF - NF-e - NFS-e (Serviço)
Importante
Após informar o campo Série, o tipo deste campo permanece fixo como NF, e será alterada automaticamente após o preenchimento do campo Tipo de Nota na Aba Dados Gerais (CCFTN200TAB1).
Situação|
Exibe o status atual da nota no sistema. As opções podem ser: - Implantada - Em Digitação
Importante
Após informar o campo Série, a situação deste campo permanece fixo como Em Digitação, e será alterada automaticamente após acionar o botão Gerar NF-e/NFS-e.
Importação|
Exibe Sim ou Não para determinar a origem da criação da nota. - Sim: importada via XML. - Não: digitada manualmente.
Importante
Após informar o campo Série, a descrição deste campo permanece fixo como Não, visto que se refere a uma nota lançada manualmente no sistema.
Data Emissão|
Informar a data em que a nota foi emitida.
Botão F7
Apresenta o programa Monitor Implantação de Notas Fiscais (CCFTN210) para monitorar e gerenciar o status de implementação de notas fiscais (NF-e) e notas fiscais de serviço eletrônicas (NFS-e).
Nota Fiscal|
Informar o número da nota fiscal para cadastro.
Série|
Informar o código da série da nota fiscal que será implantada.
Importante
Neste campo deve-se utilizar o Código da Série, e não a sequência numérica atual. O Código da Série é um identificador cadastrado previamente e pode ser consultado no programa Cadastro de Série (CCEPB040).
Botões
Salvar
Salva o novo registro que está Em Digitação.
Importante
Este botão será habilitado após o preenchimento do campo Série.
Excluir
Exclui o registro.
Importante
Este botão será habilitado após a gravação dos dados e se o registro estiver como Em Digitação.
Cancelar
Cancela a operação atual e retorna ao campo Data Emissão para nova seleção.
Importante
Este botão será habilitado após o preenchimento do campo Série.
Importar XML NF-e
Importa a NF-e através do arquivo XML. A nota deve estar autorizada.
Importante
Ao importar, são obtidos os dados de tags do XML que são tratados para os campos da implantação da nota, sendo desabilitados para alteração.
Importante
Este botão será habilitado ao executar este programa. Se o lançamento da nota for feito manualmente, este botão ficará desabilitado.
Doc. Referenciados
Apresenta o programa Documentos Referenciados (CCFTN205), que permite vincular outros documentos fiscais.
Importante
Este botão será habilitado se o Tipo de Nota informado na Aba Dados Gerais (CCFTN200TAB1) estiver configurado como Sim no campo NF/NFe Referenciada do programa Cadastro de Tipo de Nota Fiscal (CCFT030).
Lote Estoque
Apresenta o programa Seleção para Reversa de Lotes (CCESL950), que permite informar os lotes de estoque para os itens movimentados.
Importante
Este botão será habilitado e obrigatório se o Tipo de Nota informado na Aba Dados Gerais (CCFTN200TAB1) tenha uma transação de estoque com controle de lote configurado no programa Cadastro de Tipo de Nota Fiscal (CCFT030). O sistema requer que quatro níveis de cadastro estejam interligados e configurados para controle de lote: 1) O controle de lotes de produção/fabricação é definido de forma geral no campo Lote de Fabricação do programa Configuração do Faturamento - Pág. 2 (CCFT002). Esta configuração determina como o sistema deve tratar os lotes gerados ou consumidos pela produção no contexto do faturamento. 2) O Item que está sendo movimentado na nota fiscal deve ser identificado como um item que necessita de controle de lote. Isso é feito no programa Cadastro de Item (CCCGI015), onde o campo Item Possui Controle de Lote deve estar definido com a opção Sim. 3) É necessário que a Natureza de Estoque utilizada na transação esteja apta a controlar lotes. Essa configuração é realizada no Cadastro de Natureza de Estoque (CCESA005), onde o campo Controla Lotes também deve estar marcado como Sim. 4) Por fim, essa Natureza de Estoque que controla lotes precisa ser integrada à Transação de Estoque, que por sua vez é ligada ao Tipo de Nota Fiscal. Essa amarração ocorre em duas etapas: 4.1) No programa Cadastro de Transação de Estoque (CCESA010), a Natureza de Estoque com controle de lotes deve ser vinculada no grid da Transação de Estoque. 4.2) No programa Cadastro de Tipo de Nota Fiscal (CCFT030), o Tipo de Nota Fiscal em uso deve ter o código desta Transação de Estoque configurada no passo anterior informado no campo Transação Estoque.
Gerar NF-e/NFS-e
Valida as informações cadastradas, gera a nota fiscal implantando-a na base de dados (finaliza a transação).
Importante
Este botão será habilitado após a gravação dos dados.
Importante
Se o campo Ajustar Valor/Vencimentos Manual estiver configurado com a opção Sim na Aba Dados Financeiros (CCFTN200TAB7), o programa Alterar Valor/Vencimento Títulos (CCFTN206) será aberto automaticamente ao final da implantação.
Detalhar Nota
Apresenta o programa Consulta de Nota Fiscal Detalhada (CCFT605), que exibe a nota implantada com detalhes.
Importante
Este botão será habilitado após a geração da nota, ou seja, com a situação Implantada.
Atenção
As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.
Esse conteúdo foi útil?
Atualizado

