Apuração do Lucro Presumido
Programa: CCCTLL055
Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.
Pré-Requisitos
Não há.
Acesso
Módulo: Contábil/Fiscal - Contabilidade Grupo: Apuração da Tributação Sobre o Lucro
Visão Geral
O objetivo deste programa é efetuar a apuração do lucro presumido, como a contabilização e geração de lançamentos de contas a pagar para seus valores.
Campos
Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.
Empresa|
Informar o código da empresa para efetuar a apuração do lucro presumido.
Importante
Poderá ser informado neste campo a empresa que possuir configuração no programa Configuração da Apuração do Lucro Presumido (CCCTLL050) e possuir configuração na contabilidade.
Data Apuração|
Informar a data de apuração do lucro presumido.
Importante
A data de apuração deve pertencer a um período da tributação de lucro presumido da configuração de parâmetros contábeis. Somente poderá existir uma data de apuração para o período da tributação de lucro presumido da configuração de parâmetros contábeis.
Data Início
Exibe a data de início do período da apuração de lucro presumido.
Situação|
Selecionar a situação da apuração do lucro presumido. As opções são: Aberta Fechada
Imposto de Renda
Exibem os valores da base contábil do imposto de renda para o período da apuração da base contábil, da base presumida, do lucro presumido, das deduções, do valor a recolher e o valor provisionado.
Importante
No campo "Deduções" é possível informar o valor de dedução do imposto de renda para o período de apuração do lucro presumido.
Contribuição Social
Exibem os valores apurados de contribuição social para o período da apuração da base contábil, da base presumida, do lucro presumido, das deduções, do valor a recolher e o valor provisionado.
Importante
No campo "Deduções" é possível informar o valor de dedução de contribuição para o período de apuração do lucro presumido.
Colunas do Grid
Importante
As informações no grid podem ser cadastradas manualmente ou geradas através do botão "Atualizar".
Tributo
Selecionar o tributo em que a sequência de receita pertence. As opções são: Imposto de Renda Contribuição Social
Base Contábil
Informar o valor da base contábil para a sequência de receita do tributo.
Importante
O valor informado não pode ser negativo.
Percentual
Informar o valor do percentual para a sequência de receita do tributo.
Importante
O valor informado deve ser maior que zero e não pode ser maior que 100,00.
Base Presumida
Exibe o valor da base presumida para a sequência de receita do tributo.
Importante
Ao incluir uma sequência manualmente o valor da base presumida será sugerido, mas é permitido alterar. O resultado será de acordo com os valores informados nas colunas, o cálculo é: Base Contábil * ( Percentual / 100).
Importante
O valor informado não pode ser negativo.
Empresa / Descrição Empresa
Exibem o código e a descrição da empresa da sequência de receita do tributo.
Conta Contábil / Descrição Conta Contábil
Exibem o código e a descrição da conta contábil da sequência de receita do tributo.
Origem
Exibe a origem da sequência de receita do tributo. As opções podem ser: 0 - Importado 1 - Alterado 2 - Digitado
Botões
Manutenção
As colunas permitidas são habilitadas para efetuar a manutenção da receita da apuração do lucro presumido.
Importante
Este botão será habilitado se o campo "Situação" estiver com a opção "Aberta" selecionada e se houver dados cadastrados no grid da tela.
Incluir
As colunas permitidas são habilitadas para a inclusão de uma receita para a apuração do lucro presumido.
Importante
Este botão será habilitado se o campo "Situação" estiver com a opção "Aberta" selecionada.
Remover
Permite excluir a linha selecionada no grid da receita da apuração do lucro presumido.
Importante
Este botão será habilitado se o campo "Situação" estiver com a opção "Aberta" selecionada e se houver dados cadastrados no grid da tela.
Atualizar
Efetua a importação das receitas através dos dados contábeis.
Importante
Este botão será habilitado se o campo "Situação" estiver com a opção "Aberta" selecionada.
Importante
A importação ocorre com os valores contábeis referentes ao saldos das contas no período, para geração de registros de receitas na apuração de lucro presumido. Para a importação são considerados as empresas e contas contábeis configuradas para a empresa corrente. Geração da receita Tributo Conforme o tipo de tributo configurado para a empresa/conta será gravado uma nova sequência de tributo. Ambos: Grava uma sequência de receita para imposto de renda e uma sequência de receita para contribuição social; Imposto de renda: Grava uma sequência de receita para imposto de renda; Contribuição social: Grava uma sequência de receita para contribuição social. Valor da Base ContábilO valor contábil considerado como base contábil da receita, sera gravado conforme configuração feita para a empresa/conta. Tipo de valor 1 - Débito: O valor da base contábil será o valor de débito da empresa/conta no período; Tipo de valor 2 - Crédito: O valor da base contábil será o valor do crédito da empresa/conta no período; Tipo de valor 3 - Saldo no período: O valor da base contábil será o valor do calculo (crédito - débito) da empresa/conta no período. PercentualO valor de percentual considerado, será o percentual configurado para a conta/empresa na configuração de lucro presumido. Base Presumida A base presumida considerada, é com base no seguinte cálculo: vlrBaseContábil * ( percentual / 100) Empresa/Conta contábilSão a empresa e conta contábil para o qual foi obtido a informações contábeis para a geração da receita. OrigemQuando gerado através da importação, a origem sempre será: "0 - Importado".
Salvar
Efetua a gravação das informações da apuração.
Importante
Ao fechar uma apuração, conforme configuração pode ser feita a contabilização e geração de lançamentos de contas a pagar para os valores da apuração de lucro presumido. Contabilização No fechamento de um período da apuração de lucro presumido, será feita a contabilização (lançamento contábil) dos valores totais de receitas para os tributos do período da apuração do lucro presumido. Contabilização dos valores da apuração do lucro presumido (Fechar apuração) Pré requisitos para efetuar a contabilização A data de apuração da empresa deve estar integrada com a contabilidade. (Não permite fechar o período) As informação que devem estar configuradas para poder efetuar a contabilização do tributo são: Conta contábil de débito Conta contábil de crédito Código do Histórico Não necessariamente ambos os tributos precisam possuir configuração, nesse caso não será feita contabilização para os valores do tributo. Contabilização Para os tributos conforme a configuração, será gravado um novo lançamento contábil para o mesmo. Caso o tributo não possua valor a ser contabilizado no período da apuração do lucro presumido, não será efetuada a contabilização. Estorno da contabilização dos valores da apuração do lucro presumido (Reabrir apuração) Estorna os lançamentos contábeis gerados durante o fechamento do período da apuração do lucro presumido. Caso não foram gerados lançamentos contábeis durante o fechamento do período da apuração não é necessário efetuar esta ação. Pré requisitos para estornar a contabilização A data de apuração da empresa deve estar integrada com a contabilidade. (Não permitir reabrir o período)
Excluir
Permite excluir a apuração que estiver com a situação "Em Aberto".
Cancelar
Limpa os dados da tela e o campo "Empresa" é habilitado para nova seleção.
Atenção
As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.
Atualizado
Isto foi útil?