Programa: CCCAB006
Esta documentação é válida para as versões 7.5 e 7.6 do Consistem ERP. Confira outras versões: Configuração Apuração de Custos - PCP Padrão (Tela II) (v.7.4)
Módulo: Custos - Custos Básicos Grupo: Configuração de Custos Básico Botão Padrão Configuração Apuração de Custos - PCP Padrão ( TELA I ) (CCCAB004) ((CCCAB004) Botão TELA II
O objetivo deste programa é permitir a configuração dos parâmetros básicos para utilização dos módulos da Gestão de Custos, informando os parâmetros necessários para o controle e utilização da apuração de custos nas operações de PPCP Padrão.
Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.
Selecionar a opção para informar se o sistema considera custo dos materiais de PPCM diário.
Importante
A Gestão de Custos permite a apuração do custo do produto por intermédio das OFs vinculadas ao módulo de PPCP e o custo dos projetos ou das ordens de serviços vinculadas ao módulo PPCM. Nesse campo é definido se, para os custos dos materiais agrupados ao projeto, deve ser levado em consideração o custo dos materiais como sendo uma média de consumo mensal ou como sendo cálculo do consumo diário.
Selecionar a opção para determinar se a empresa possui cálculo de custos gerencial.
Importante
A Gestão de Custos permite que a empresa possua dois tipos de cálculos:- - Cálculo do Custo Fiscal: quando o mês inicia no primeiro dia e encerra no último dia do mês. - Cálculo do Custo Gerencial: quando o mês inicia no primeiro dia e encerra na data determinada pela empresa, conforme sua necessidade.
Selecionar a forma de valorização do estoque de acabados pela Gestão de Custos.
Informar se as finalidades de OF utilizadas no PPCP são do tipo amostra.
Importante
Caso seja informada uma finalidade de OF, são disponibilizadas três formas de consulta de custos. As opções são: Custo Industrial: quando o cálculo do custo das OFs é efetuado de forma normal, ou seja, o sistema calcula o custo mais o custo das amostras. Custo das Amostras: quando o cálculo do custo das OFs é efetuado com base somente no custo das amostras. Custo da Produção: quando o cálculo do custo das OFs é efetuado com base nos custos sem incluir o custo das amostras.
Informar os tipos de notas fiscais que devem ser considerados como vendas de amostra.
Importante
Essa configuração é utilizada nas consultas da rentabilidade, em que é apresentado o valor do produto na nota fiscal e o respectivo custo. Caso a nota fiscal seja de amostra, o custo apresentado é de amostra, e não o custo industrial.
Selecionar a opção para informar se o sistema irá calcular custos com o estoque em aberto.
Importante
Caso a opção selecionada seja Não e o cálculo de custos tenha sido efetuado com estoque em aberto, o estoque não será encerrado automaticamente.
Informar a origem do consumo de materiais.
Informar Sim ou Não para habilitar o botão Implantar Custo do programa .
Informar a quantidade de períodos anteriores em que o sistema deverá pesquisar durante o cálculo de custos para tentar obter o valor do insumo para subproduto quando esse valor não for encontrado no período que está sendo calculado.
Informar Sim ou Não para troca do centro de custo da despesa pelo centro de custo agrupador no cálculo do MLC primário ao importar os lançamentos da contabilidade.
Selecionar umas opções abaixo para definir o tipo de absorção do custo de Não Conformidade: No término da ordem de produção: o custo em processo das peças não conformes é absorvido no término da ordem de produção, ou seja, no mês do término da ordem, as peças que entrarem no estoque irão absorver todo o custo em processo. No mês do apontamento: o custo em processo das peças não conformes é absorvido no mesmo mês em que são apontadas, não ficando custo de peças não conformes em processo para o mês seguinte.
Selecionar Sim ou Não para determinar se os gastos dos centros de custos agrupados que não possuem horas apontadas devem ser redistribuídos entre os centros de custos do mesmo agrupamento que tiveram horas apontadas no período de apuração.
Importante
Quando configurado como: Sim: o sistema irá verificar no programa quais centros de custos fazem parte do agrupamento e redistribuir os valores dos CCs sem horas para os CCs com horas. Não: nenhuma redistribuição será feita. Os gastos permanecem vinculados ao centro de custo original, mesmo sem horas apontadas.
Importante
Caso todos os centros de custos do agrupamento tenham horas apontadas, ou não exista nenhum sem horas, o sistema não executará nenhuma redistribuição relativa aos centros de custo sem horas.
Importante
Essa configuração é especialmente útil em empresas onde, em determinados períodos, alguns centros de custos não registram horas. A funcionalidade evita que os gastos desses centros fiquem “parados”, garantindo que sejam rateados proporcionalmente entre os centros que efetivamente tiveram atividade.
Exibe o programa .
Permite alterar as configurações dos campos.
Apresenta tela para seleção das transações de estoque em que as movimentações serão consideradas para geração dos dados do programa Consulta de Custo dos Produtos Vendidos (CCCACO615).
Importante
Este botão será habilitado quando no campo "Calcula Custo Confecção" do programa estiver selecionada a opção "Sim".
Importante
Serão apresentadas somente as transações que estiverem configuradas no campo "Transação Estoque" do programa .
Atenção
As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de . A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.
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