Configurar as Regras da Gestão Tributária

Objetivo


Fornecer e configurar os recursos e parâmetros necessários para a adequação da empresa às novas regras fiscais decorrentes da Reforma Tributária, assegurando a conformidade legal e a eficiência operacional na apuração de IBS, CBS e IS.

Pré-Requisitos


Requisito de negócio

Adequar à legislação atual da Reforma Tributária (Emenda Constitucional nº 132/2023 e Lei Complementar nº 214/2025) para a correta apuração de IBS, CBS e IS.

Requisitos de sistema

Configuração da Gestão Tributária (CCTRIB000) Tributos (CCTRIB005) Alíquotas (CCTRIB010) Bases Tributárias (CCTRIB015) Grupos Tributários (CCTRIB020) Condições Tributárias (CCTRIB025) Classificação Tributária do IBS e CBS (CCTRIB030) Grades Tributárias (CCTRIB100)

Etapas do Processo


1

Requisitar Parametrização Regras Tributárias

Inicia-se o processo com a necessidade de configurar o módulo para entrar em conformidade com as novas regras fiscais.

2

Configurar Gestão Tributária

Acesse o programa Configuração da Gestão Tributária (CCTRIB000) e insira a Data de Início para que o sistema passe a utilizar os novos dados tributários.

3

Cadastrar Tributos

No programa Tributos (CCTRIB005), insira a descrição, tipo, esfera e alíquota de cada tributo (IBS, CBS, IS). Defina o tipo de arredondamento mais adequado (Padrão Consistem, Norma ABNT NBR 5891 ou Truncar).

4

Cadastrar Alíquotas

Utilize o programa Alíquotas (CCTRIB010) para incluir as alíquotas específicas que serão usadas nos cálculos. É possível configurar uma regra de cálculo com valores fixos.

5

Cadastrar Base Tributária

Acesse o programa Bases Tributárias (CCTRIB015) e crie a descrição para a base. No detalhe, utilize os campos e valores para montar a fórmula de cálculo.

6

Cadastrar Grupo Tributário

No programa Grupos Tributários (CCTRIB020), crie grupos de Produtos, Clientes ou Fornecedores para simplificar o vínculo de informações que serão usadas nas fórmulas de condições.

7

Cadastrar Condições Tributárias

No programa Condições Tributárias (CCTRIB025), defina as Condições que servirão como filtro para a aplicação da Grade Tributária ao documento fiscal (ex: Tipo de Documento, Campo, Regra).

8

Cadastrar Classificação do IBS e do CBS

No programa Classificação Tributária do IBS e CBS (CCTRIB030), preencha a tabela de Classificação Tributária (CST) que será usada pelos dois tributos, indicando se há percentual de redução.

9

Cadastrar Grade Tributária

Acesse a Aba Dados Gerais (CCTRIB100ATAB1), informe o Tipo de Documento e, na Aba Tributação (CCTRIB100ATAB2), configure a Base de Cálculo e a Alíquota (com Início de Vigência). Na Aba Condições (CCTRIB101ATAB2), relacione as condições criadas em Condições Tributárias (CCTRIB025). Utilize o botão Priorização do programa Grades Tributárias (CCTRIB100) para ordenar qual grade tributária deve ser considerada primeiro.

10

Regras Tributárias Ativadas

O processo é finalizado com as regras fiscais da Reforma Tributária configuradas e prontas para uso no cálculo automático dos documentos fiscais.

Esse conteúdo foi útil?

Sim Não

Atualizado