Todas as páginas
Fornecido por GitBook
1 de 32

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Loading...

Aba Observações

Programa: CCSSTA065ATAB7

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso


Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Ao clicar na descrição da coluna Data

Visão Geral


O objetivo deste programa é visualizar as metodologias utilizadas para levantamento dos riscos no campo de ergonomia e observações complementares dos registros ambientais.

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Metodologia Riscos Ergonômico

Exibe a metodologia utilizada para levantamento dos riscos ergonômicos.

Observação Complementar

Exibe a observação complementar para os registros ambientais.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de . A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065)
Condições Ambientais e Fatores de Risco para Atualização (CCSSTA065A)

Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário

Programa: CCSSTA070

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso


Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho

Visão Geral


O objetivo deste programa é visualizar as condições ambientais de trabalho da empresa, a prestação de serviços pelo trabalhador ou estagiário nos ambientes da empresa, a exposição aos fatores de risco e o exercício de atividades enquadradas na legislação como insalubres, perigosas ou especiais. Também pode-se verificar se a exposição aos fatores de risco (combinada ou não com as atividades descritas) cria condições de insalubridade ou periculosidade no ambiente de trabalho, bem como enseja o dever de recolhimento do adicional para financiamento da aposentadoria especial.

Importante

Os eventos para a transmissão serão gerados para os funcionários a partir da data de início de obrigatoriedade configurada para o evento S-2240. O evento ficará disponível para transmissão no programa .

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Empresa|

Informar o código da empresa para a consulta das condições ambientais do trabalho.

Botão F7

Apresenta tela com as empresas cadastradas no programa e configuradas nos programas e para seleção.

Funcionário|

Informar o código do funcionário para a consulta das condições ambientais do trabalho.

Botão F7

Apresenta tela com os funcionários cadastrados por empresa para seleção.

Colunas do Grid


Editar

Apresenta o programa para alteração dos dados das condições ambientais de trabalho da empresa.

Importante

Ao clicar nesta coluna serão carregadas as informações que serão transmitidas ao eSocial.

Ações

Apresenta tela com as opções: Duplicar: apresenta o programa para informar nova data para duplicação dos dados selecionados no grid do programa . Excluir: permite remover a linha selecionada no grid. Imprimir Relatório: realiza a impressão da alteração ambiental de acordo com a seleção no grid.

Data Início

Exibe a data de início das condições ambientais.

Orientação

Exibe a orientação sobre o registro para identificar se os dados foram gravados para atender o início do eSocial, novas admissões ou alterações dos dados ambientais. As opções podem ser: Início eSocial (S-2240): quando a data de início for igual a data do início da obrigatoriedade do evento S-2240. Início (Admissão): quando a data de início for igual a data de admissão e posterior ao início da obrigatoriedade do evento S-2240. Alteração nas Condições: quando a data de início for posterior ao início da obrigatoriedade. Anterior eSocial (S-2240): quando a data de início for anterior ao início da obrigatoriedade do evento S-2240.

Importante

Ao clicar na descrição da coluna "Orientação" será apresentado o programa para listar as rotinas que originaram a alteração na condição ambiental do funcionário.

Atualização dos Dados

Exibe a forma de atualização dos dados do funcionário. As opções podem ser: Padrão (Automática): quando os dados são gerados pelo programa . Personalizado (Manual): quando os dados são inseridos manualmente pelo usuário.

Usuário Gravação

Exibe o responsável pela gravação dos dados.

Data Gravação

Exibe a data de gravação dos dados.

Hora Gravação

Exibe a hora de gravação dos dados.

Evento eSocial

Exibe a sequência do evento gerado.

ID Condição

Exibe o identificador do registro.

Código Seção Vigente

Informar o código da seção que o funcionário executava suas atividades para a data em questão.

Descrição Seção Vigente

Exibe a descrição da seção vigente do funcionário.

Código Cargo Vigente

Informar o código do cargo que o funcionário ocupava para a data em questão.

Descrição Cargo Vigente

Exibe a descrição do cargo vigente do funcionário.

Botões


Novo

Apresenta o programa para cadastrar as condições ambientais de trabalho da empresa.

Importante

Ao acionar esse botão será possível incluir manualmente e individualmente um evento S-2240 para cada funcionário.

Imprimir Histórico

Realiza a impressão do relatório com todos os registros do histórico do funcionário conforme os filtros utilizados.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de . A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Monitor de Eventos do eSocial (CCRHOA110)
Ambientes de Trabalho (CCSSTA005)
Mapeamento dos Ambientes de Trabalho (CCSSTA010)
Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070A)
Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070A)
Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070)
Origem das Alterações nas Condições Ambientais (CCSSTA065B)
Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065)
Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070A)
Componentes
Componentes

Geração das Condições Ambientais do Trabalho

Programa: CCSSTA065

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso


Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho

Visão Geral


O objetivo deste programa é gerar os dados ambientais dos funcionários para atender o eSocial no evento S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho / Fatores de Risco).

Importante

As informações deste programa serão geradas com base nos dados cadastrados nos programas abaixo: O sistema gerará os dados no grid, listando por funcionário as datas que possuem alguma alteração nas condições ambientais e fatores de risco. A partir dessas informações (listadas no grid) o usuário poderá analisar o conteúdo de cada registro pelo link da coluna "Data" e posteriormente atualizar os dados no programa que será responsável pela geração do evento S-2240 no programa .

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Empresa|

Informar o código da empresa para a atualização dos funcionários.

Botão F7

Apresenta tela com as empresas cadastradas no programa e configuradas nos programas e para seleção.

Início dos Eventos de Condição Ambiental (S-2240)|

Informar o início do envio dos eventos S-2240 da empresa selecionada para o eSocial. Esta data será obtida pela configuração do evento S-2240 no programa , acessado pelo programa via no botão Configuração Eventos.

Importante

Será sugerido a criação de um registro de condição ambiental exatamente na data de início deste evento, mesmo não ocorrendo alterações durante o período, para que se atenda o item 9.1 do manual de orientação do eSocial Simplificado (MOS). Este registro pode ser identificado na coluna Comparação com a descrição "Início eSocial (S-2240)". Esta data também não poderá ser alterada no sistema, para que sempre as alterações retroativas (caso ocorram) possam ser sugeridas para correção no ambiente do eSocial.

Consultar Alterações Até

Informar a data no qual o sistema deve observar alterações feitas no sistema para sugestão de registros de condições ambientais.

Importante

Os períodos posteriores não serão atualizados.

Colunas do Grid


Seleção

Permite marcar ou desmarcar a linha no grid da tela.

Código Funcionário

Exibe o código do funcionário de acordo com os filtros informados. Ao clicar no link desta coluna, será apresentado o programa para visualizar as condições ambientais de trabalho da empresa.

Nome Funcionário

Exibe o nome do funcionário de acordo com os filtros informados.

Data

Exibe a data que possui os dados para atualização. Ao clicar no link desta coluna, será apresentado o programa para visualizar o detalhamento dos dados vigentes para atualização.

Comparação

Exibe a caracterização da sugestão, podendo ser: - Início eSocial (S-2240): evento que irá enviar as informações pertinentes a data de início do eSocial na empresa. Atende o item 9.1 do manual de orientação do eSocial Simplificado para criação de histórico laboral no eSocial. Será gerada apenas para funcionários que já estão empregados antes da data início da vigência do evento S-2240 na empresa; - Início (Admissão): igual ao tipo Início eSocial (S-2240), porém será gerado para funcionários contratados depois do início do evento S-2240 na empresa; - Alteração nas Condições: evento que determina que na data mencionada ocorreu alterações nas condições ambientais registradas no sistema, que podem ser mudanças de cargo, seção, ambiente, atividades desempenhadas, fatores de risco, EPI's, profissionais de monitoramento ambiental e observações em geral.

Importante

Ao clicar no link desta coluna, exceto em casos de "Exclusão" na coluna Situação, será exibido o programa para comparar os dados que estão sendo sugeridos na data com os dados anteriores, com a intenção de facilitar a identificação da sugestão.

Importante

Ao clicar com o botão direto na linha do grid, será exibido a opção: - Bloquear Sugestão: bloqueia a linha de sugestão para o funcionário naquela data, evitando sugestões futuras para esta data e funcionário.

Exemplo

No dia "01/01/2024" o sistema sugeriu a alteração da informação onde o usuário manualmente informou no evento, e caso o usuário não aceite a sugestão, realiza o bloqueio para que não seja feita mais essa sugestão na rotina.

Situação

Exibe a situação para atualizar os dados no programa . As opções são: - Incluir: quando a data com os dados vigentes não existir ainda para o funcionário. A cor relacionada nesta opção será Verde; - Atualizar: quando a data com os dados vigentes já existir para o funcionário. A cor relacionada nesta opção será Amarelo; - Excluir: quando a data com os dados vigentes existir apenas para o funcionário e pela verificação do sistema não deveria existir. A cor relacionada nesta opção será Vermelho; - Atualizado: já foi selecionado e atualizado. A cor relacionada nesta opção será Azul.

Importante

Ao acionar o botão Gerar Carga Eventos eSocial, serão sugeridos registros com situação Excluir somente se não houver eventos S-2240 ou S-3000:S-2240 no programa com as seguintes situações: - Envio Pendente; - Enviado para eSocial; - Rejeição de Estrutura; - Rejeição de Conteúdo.

Código Seção Vigente

Exibe o código da seção que o funcionário executava suas atividades no período da informação (data).

Descrição Seção Vigente

Exibe a descrição da seção que o funcionário executava suas atividades no período da informação (data).

Código Cargo Vigente

Exibe o código do cargo que o funcionário executava suas atividades no período da informação (data).

Descrição Cargo Vigente

Exibe a descrição do cargo que o funcionário executava suas atividades no período da informação (data).

Botões


Consultar

Exibe os dados da consulta conforme filtros informados.

Limpar

Limpa os dados da tela para nova consulta.

Gerar Carga Eventos eSocial

Envia as informações sugeridas que estão selecionadas com o checkbox para o programa , e gera em seguida o evento S-2240 a ser enviado para o eSocial, disponibilizando o mesmo no programa .

Importante

Uma vez enviado ao programa , a informação irá gerar o evento e sua pendência de envio no Monitor de Eventos. Caso seja feita a geração de uma sugestão de exclusão, este programa ficará indisponível até que a validação dos eventos de exclusão (S-3000:S-2240) estejam validados no monitor.

Verificar Inconsistências

Após a geração de dados no grid, este botão exibe possíveis inconsistências cadastrais que pode deixar registros de fora da lista de sugestões. É recomendado observar esta função sempre que se faça a consulta na rotina, identificando possíveis problemas para correção.

Legenda

Exibe o método de funcionamento da coleta de dados para sugestão das inclusões, alterações e exclusões no programa, entre outras informações pertinentes a funcionalidade da mesma.

Sugestões Bloqueadas

Exibe o programa , o qual permite visualizar registros de datas que foram bloqueadas para sugestão de inclusão, exclusão e atualização por parte do usuário.

Perguntas Frequentes



Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de . A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Mapeamento dos Ambientes de Trabalho (CCSSTA010)
Atividades Desempenhadas do Cargo (CCSSTA025)
Atividades Perigosas, Insalubres ou Especiais do Cargo (CCSSTA030)
Avaliações do Fator de Risco do Cargo (CCSSTA040)
Responsáveis pela Monitoração Ambiental e Biológica (CCSSTA055)
Observações dos Registros Ambientais (CCSSTA060)
EPIs e Materiais por Funcionário (CCSSTA160)
Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070)
Monitor de Eventos do eSocial (CCRHOA110)
Ambientes de Trabalho (CCSSTA005)
Mapeamento dos Ambientes de Trabalho (CCSSTA010)
Configuração do Evento (CCRHOA000TAB2B)
Configurações do eSocial (CCRHOA000)
Aba Configurações por Empregador (CCRHOA000TAB2)
Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070)
Condições Ambientais e Fatores de Risco para Atualização (CCSSTA065A)
Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070)
Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070)
Monitor de Eventos do eSocial (CCRHOA110)
Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070)
Configurações de EPIs e Materiais (CCSSTA110)
Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070)
Bloqueios de Sugestão de Alterações das Condições Ambientais (CCSSTA065C)
Como resolver a rejeição "Ocorrência 17" exibida no programa Monitor de Eventos do eSocial (CCRHOA110)?
Componentes

Esse conteúdo foi útil?

Sim Não

Condições Ambientais do Trabalho

Esse conteúdo foi útil?

Sim Não

Aba Atividades

Programa: CCSSTA070ATAB3

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Condições Ambientais e Fatores de Risco para Atualização

Programa: CCSSTA065A

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070) Botão Novo Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070A)

Visão Geral


O objetivo deste programa é descrever as atividades físicas ou mentais, realizadas pelo trabalhador, por força do poder de comando a que se submete.

Importante

As atividades deverão ser escritas com exatidão, e de forma sucinta, com a utilização de verbos no infinitivo impessoal.

Exemplo

Distribuir panfletos, operar máquina de envase, etc.

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Descrição das Atividades Desempenhadas|

Informar a descrição das atividades desempenhadas do funcionário.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065) Ao clicar na descrição da coluna Data

Visão Geral


O objetivo deste programa é visualizar o detalhamento das condições ambientais que serão atualizados por funcionário. Esta tela é composta por: Aba Ambientes (CCSSTA065ATAB1) Aba Atividades (CCSSTA065ATAB2) Aba Fatores de Risco (CCSSTA065ATAB4) Aba EPI (CCSSTA065ATAB5) Aba Responsáveis Ambientais (CCSSTA065ATAB6) Aba Observações (CCSSTA065ATAB7)

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Empresa|

Exibe o código e a descrição da empresa conforme seleção no programa Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065).

Funcionário|

Exibe o código e a descrição do funcionário conforme seleção no grid do programa Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065).

Data|

Exibe a data que o funcionário iniciou nas condições descritas nas abas deste programa.

Seção Vigente|

Exibe o código e a descrição da seção vigente do funcionário selecionado.

Cargo Vigente|

Exibe o código e a descrição do cargo vigente do funcionário selecionado.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Aba Responsáveis Ambientais

Programa: CCSSTA070ATAB7

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso


Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Botão Novo

Visão Geral


O objetivo deste programa é informar os responsáveis pelos registros ambientais da empresa.

Importante

É obrigatório ser informado pelo menos um responsável neste programa.

Colunas do Grid


Código Profissional

Informar o código do responsável pelos registros ambientais.

Botão F7

Apresenta tela com os profissionais de segurança e saúde cadastrados para seleção.

Botão F8

Apresenta o programa para cadastramento.

Nome Profissional

Exibe o nome do responsável conforme código informado.

ID Profissional

Exibe o identificador do registro.

Botões


Incluir

A coluna "Código Profissional" é habilitada para inclusão de novos responsáveis pelos registros ambientais da empresa.

Remover

Permite excluir a linha selecionada no grid da tela.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de . A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Aba Responsáveis Ambientais

Programa: CCSSTA065ATAB6

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso


Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Ao clicar na descrição da coluna Data

Visão Geral


O objetivo deste programa é visualizar os responsáveis pelos registros ambientais da empresa.

Colunas do Grid


Código Profissional

Exibe o código do responsável pelos registros ambientais.

Nome Profissional

Exibe o nome do responsável.

ID Profissional

Exibe o identificador do registro.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de . A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Bloqueios de Sugestão de Alterações das Condições Ambientais

Programa: CCSSTA065C

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Aba Observações

Programa: CCSSTA070ATAB8

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Sim
Não
Sim
Não
Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070)
Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070A)
Profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho (CCSSTA045)
Componentes

Esse conteúdo foi útil?

Sim Não

Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065)
Condições Ambientais e Fatores de Risco para Atualização (CCSSTA065A)
Componentes

Esse conteúdo foi útil?

Sim Não

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065) Botão Sugestões Bloqueadas

Visão Geral


O objetivo deste programa é realizar a manutenção das sugestões bloqueadas para o funcionário no programa Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065) evitando sugestões futuras para esta data e funcionário.

Exemplo

No dia "01/01/2024" o sistema sugeriu a alteração da informação onde o usuário manualmente informou no evento, e caso o usuário não aceite a sugestão, realiza o bloqueio para que não seja feita mais essa sugestão na rotina.

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Empresa

Exibe o código e a descrição da empresa.

Atenção

Abaixo deste campo é exibida a mensagem "Bloqueios podem ser realizados com o botão direito em uma sugestão na rotina Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065)".

Colunas do Grid


Seleção

Permite marcar ou desmarcar os registros para exclusão de bloqueios.

Funcionário

Exibe o nome do funcionário no qual foi realizado o bloqueio de sugestão.

Sugestão de Vigência Bloqueada

Exibe a data no qual foram bloqueadas sugestões de inclusão, alteração e exclusão de informações de condição ambiental.

Botões


Excluir Bloqueios Selecionados

Desfaz o bloqueio na data para o funcionário selecionado, permitindo que o programa Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065) faça novas sugestões para este funcionário nesta data.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070) Botão Novo Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070A)

Visão Geral


O objetivo deste programa é cadastrar as metodologias utilizadas para levantamento dos riscos no campo de ergonomia e observações complementares dos registros ambientais.

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Importante

É obrigatório o preenchimento de pelo menos um dos campos.

Metodologia Riscos Ergonômico

Informar a metodologia utilizada para levantamento dos riscos ergonômicos.

Observação Complementar

Informar a observação complementar para os registros ambientais.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário

Programa: CCSSTA070A

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070) Botão Novo

Visão Geral


O objetivo deste programa é cadastrar as condições ambientais de trabalho por funcionário, de forma detalhada, para que sejam visualizados no programa Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070). Esta tela é composta por: Aba Início (CCSSTA070ATAB1) Aba Ambientes (CCSSTA070ATAB2) Aba Atividades (CCSSTA070ATAB3) Aba Fatores de Risco (CCSSTA070ATAB5) Aba EPI (CCSSTA070ATAB6) Aba Responsáveis Ambientais (CCSSTA070ATAB7) Aba Observações (CCSSTA070ATAB8)

Importante

Essas informações compõe o evento S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho / Fatores de Risco) e substituirão o PPP (Perfil Profissiográfico Profissional).

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Empresa|

Exibe o código e a descrição da empresa conforme seleção no programa Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070).

Funcionário|

Exibe o código e a descrição do funcionário conforme seleção no programa Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070).

Seção Vigente|

Exibe o código e a descrição da seção vigente do funcionário selecionado.

Cargo Vigente|

Exibe o código e a descrição do cargo vigente do funcionário selecionado.

Botões


Salvar

Salva as informações da tela.

Salvar e Criar Outro

Salva as informações da tela e habilita os campos para novo registro.

Cancelar

Retorna ao programa Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070).

Perguntas Frequentes


Como resolver a rejeição "Ocorrência 17" exibida no programa Monitor de Eventos do eSocial (CCRHOA110)?


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Sim
Não
Sim
Não

Aba Início

Programa: CCSSTA070ATAB1

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Aba Ambientes

Programa: CCSSTA070ATAB2

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070) Botão Novo Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070A)

Visão Geral


O objetivo deste programa é registrar a data da mudança nas condições ambientais do funcionário (ambiente, fator de risco, atividades, etc). Dessa forma o sistema mantém um histórico de todas as condições ao qual já foi exposto e atividades que desempenhou.

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Data de Início nas Condições Ambientais|

Informar a data que o funcionário iniciou nas condições descritas nas abas: Aba Ambientes (CCSSTA070ATAB2) Aba Atividades (CCSSTA070ATAB3) Aba Ativ. Perigosas, Insalubres ou Especiais (CCSSTA070ATAB4) Aba Fatores de Risco (CCSSTA070ATAB5) Aba EPI (CCSSTA070ATAB6) Aba Responsáveis Ambientais (CCSSTA070ATAB7) Aba Observações (CCSSTA070ATAB8)


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070) Botão Novo Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070A)

Visão Geral


O objetivo deste programa é informar todos os ambientes de trabalho que o funcionário exerce suas atividades.

Importante

É possível informar apenas um ambiente de trabalho neste programa. Ao tentar informar mais de um registro o sistema exibe a mensagem "Não é possível inserir um novo registro". Permitindo editar ou remover.

Colunas do Grid


Código Ambiente

Informar o código do ambiente de trabalho que o funcionário exerce suas atividades.

Botão F7

Apresenta tela com os ambientes de trabalho cadastrados para seleção.

Botão F8

Apresenta o programa Ambientes de Trabalho (CCSSTA005) para cadastramento.

Nome Ambiente

Exibe o nome do ambiente de trabalho informado.

ID Ambiente

Exibe o identificador do registro.

Botões


Incluir

A coluna "Código Ambiente" é habilitada para a inclusão do novo ambiente que o funcionário exerce suas atividades.

Remover

Permite excluir a linha selecionada no grid da tela.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Aba Atividades

Programa: CCSSTA065ATAB2

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso


Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Ao clicar na descrição da coluna Data

Visão Geral


O objetivo deste programa é visualizar as atividades físicas ou mentais, realizadas pelo trabalhador, por força do poder de comando a que se submete.

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Descrição das Atividades Desempenhadas|

Exibe a descrição das atividades desempenhadas do funcionário.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de . A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Origem das Alterações nas Condições Ambientais

Programa: CCSSTA065B

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso


Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Ao clicar na descrição da coluna Orientação

Visão Geral


O objetivo deste programa é listar as rotinas que originaram a alteração na condição ambiental do funcionário.

Colunas do Grid


Rotina

Exibe a descrição e código do programa que foi utilizado para alteração da condição ambiental do trabalho.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de . A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Detalhamento de Alterações das Condições Ambientais

Programa: CCSSTA071

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso


Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Coluna Orientação

Visão Geral


O objetivo deste programa é comparar as informações de sugestão do novo registro ambiental com a situação anterior, permitindo identificar a origem das sugestões de alteração e inclusão de novos eventos de condição ambiental, e possíveis novos eventos do eSocial S-2240. Esta tela é composta por:


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de . A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Aba Fatores de Risco

Programa: CCSSTA071TAB3

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Aba Ambientes

Programa: CCSSTA071TAB1

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Aba Ambientes

Programa: CCSSTA065ATAB1

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Sim
Não
Sim
Não
Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065)
Aba Ambientes (CCSSTA071TAB1)
Aba Atividades (CCSSTA071TAb2)
Aba Fatores de Risco (CCSSTA071TAB3)
Aba EPI (CCSSTA071TAB4)
Aba Responsáveis Ambientais (CCSSTA071TAB5)
Aba Observações (CCSSTA071TAB6)
Componentes
Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065)
Condições Ambientais e Fatores de Risco para Atualização (CCSSTA065A)
Componentes

Esse conteúdo foi útil?

Sim Não

Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065)
Componentes

Esse conteúdo foi útil?

Sim Não

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065) Coluna Orientação Detalhamento de Alterações das Condições Ambientais (CCSSTA071)

Visão Geral


O objetivo deste programa é visualizar os fatores de risco presentes nos ambientes de trabalho onde o funcionário exerce suas atividades.

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Nova Condição Iniciando em XX/XX/XXXX (Inclusão)

Seção Alterada

Exibe o código e a descrição da seção sugerida do novo registro.

Cargo Alterado

Exibe o código e a descrição do cargo sugerido do novo registro.

Condição Anterior Iniciada em XX/XX/XXXX

Seção Anterior

Exibe o código e a descrição da seção anterior ao registro sugerido.

Cargo Anterior

Exibe o código e a descrição do cargo anterior ao registro sugerido.

Colunas do Grid


Nas colunas do Grid 1 e Grid 2 são exibidas as novas condições e as condições anteriores.

Código Fator de Risco

Exibe o código do fator de risco que o funcionário está exposto.

Descrição Fator de Risco

Exibe a descrição do fator de risco.

Critério Avaliação

Exibe a descrição do critério de avaliação das condições ambientais.

Intensidade/Concentração

Exibe a intensidade ou concentração da exposição do trabalhador ao fator de risco que o critério de avaliação seja quantitativo.

Tolerância

Exibe o limite de tolerância calculado para agentes específicos.

Unidade Medida

Exibe a unidade de medida da intensidade ou concentração.

Técnica Utilizada

Exibe a técnica utilizada para medição da intensidade ou concentração.

Insalubridade

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se tem insalubridade.

Periculosidade

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se a exposição ao fator de risco configura trabalho periculoso.

Aposentadoria Especial

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se a exposição ao fator de risco enseja recolhimento para fins de aposentadoria especial.

Implementa EPC

Exibe se é utilizado equipamento de proteção coletiva para proteção do fator de risco. As opções podem ser: - Não se Aplica - Não Implementa - Implementa

EPC Eficaz

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se o EPC é eficaz na neutralização dos riscos ao trabalhador.

Utiliza EPI

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se utiliza EPI.

EPI Eficaz

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se os EPIs informados são eficazes na neutralização do risco ao trabalhador.

ID Fator de Risco

Exibe o código do identificador de registro do fator de risco.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065) Coluna Orientação Detalhamento de Alterações das Condições Ambientais (CCSSTA071)

Visão Geral


O objetivo deste programa é informar todos os ambientes de trabalho que o funcionário exerce suas atividades.

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Nova Condição Iniciando em XX/XX/XX (Inclusão)

Seção Alterada

Exibe o código e a descrição da seção sugerida do novo registro.

Cargo Alterado

Exibe o código e a descrição do cargo sugerido do novo registro.

Condição Anterior Iniciada em XX/XX/XX

Seção Anterior

Exibe o código e a descrição da seção anterior ao registro sugerido.

Cargo Anterior

Exibe o código e a descrição do cargo anterior ao registro sugerido.

Colunas do Grid


Código Ambiente

Informar o código do ambiente de trabalho que o funcionário exerce suas atividades.

Nome Ambiente

Exibe o nome do ambiente de trabalho informado.

ID Ambiente

Exibe o identificador do registro.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065) Ao clicar na descrição da coluna Data Condições Ambientais e Fatores de Risco para Atualização (CCSSTA065A)

Visão Geral


O objetivo deste programa é visualizar todos os ambientes de trabalho em que o funcionário exerce suas atividades.

Colunas do Grid


Código Ambiente

Exibe o código do ambiente de trabalho que o funcionário exerce suas atividades.

Nome Ambiente

Exibe o nome do ambiente de trabalho.

ID Ambiente

Exibe o identificador do registro.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Aba Fatores de Risco

Programa: CCSSTA070ATAB5

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Aba EPI

Programa: CCSSTA070ATAB6A

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Aba EPI

Programa: CCSSTA065ATAB5

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Sim
Não
Sim
Não
Sim
Não
Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070) Botão Novo Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070A)

Visão Geral


O objetivo deste programa é visualizar os fatores de risco presentes nos ambientes de trabalho onde o funcionário exerce suas atividades.

Importante

Entende-se por fator de risco aquele que, presente no ambiente de trabalho, é capaz de trazer ou ocasionar danos à saúde ou à integridade física do trabalhador. Independentemente de atingir nível de ação ou limite de tolerância, deverá ser informado. Para cada fator de risco, deverá ser cadastrado os dados de avaliação, da mesma forma como ocorre no programa Avaliações do Fator de Risco do Cargo (CCSSTA040), porém, aqui os dados são cadastrados exclusivamente para o funcionário.

Importante

Os fatores de risco são cadastrados no programa Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário - Fatores de Risco (CCSSTA070ATAB5A).

Colunas do Grid


Código Fator de Risco

Exibe o código do fator de risco que o funcionário está exposto.

Descrição Fator de Risco

Exibe a descrição do fator de risco.

Critério Avaliação

Exibe o critério de avaliação do fator de risco. As opções podem ser: Quantitativo Qualitativo

Intensidade/ Concentração

Exibe a intensidade ou concentração da exposição do trabalhador ao fator de risco que o critério de avaliação seja quantitativo.

Tolerância

Exibe o limite de tolerância calculado para agentes específicos.

Unidade Medida

Exibe a unidade de medida da intensidade ou concentração.

Técnica Utilizada

Exibe a técnica utilizada para medição da intensidade ou concentração.

Insalubridade

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se a exposição ao fator de risco configura trabalho insalubre.

Periculosidade

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se a exposição ao fator de risco configura trabalho periculoso.

Aposentadoria Especial

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se a exposição ao fator de risco enseja recolhimento para fins de aposentadoria especial.

Implementa EPC

Exibe se é utilizado equipamento de proteção Coletiva para proteção do fator de risco. As opções podem ser: Não se Aplica Não Implementa Implementa

EPC Eficaz

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se o EPC é eficaz na neutralização dos riscos ao trabalhador.

Utiliza EPI

Exibe se é utilizado equipamento de proteção individual para proteção do fator de risco. As opções podem ser: Não se aplica Não utilizado Utilizado

EPI Eficaz

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se os EPIs informados são eficazes na neutralização do risco ao trabalhador.

ID Fator de Risco

Exibe o identificador do registro.

Botões


Manutenção

Apresenta o programa Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário - Fatores de Risco (CCSSTA070ATAB5A) para alteração dos fatores de risco presentes nos ambientes de trabalho onde o funcionário exerce suas atividades.

Incluir

Apresenta o programa Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário - Fatores de Risco (CCSSTA070ATAB5A) para cadastrar os fatores de risco presentes nos ambientes de trabalho onde o funcionário exerce suas atividades.

Importante

O prefixo "S" inserido em alguns fatores de risco, é um padrão da Consistem para identificar que esse risco sofreu alteração quando foi transferido da tabela 23 do eSocial para a tabela 24 do eSocial Simplificado. O Risco será enviado ao eSocial com o código existente na tabela 24 do eSocial Simplificado. Caso exista algum risco diferente de S09.01.001, o sistema não permitirá a inserção exibindo a mensagem "Fator de risco: S09.01.001 - Ausência de agente nocivo ou de atividades previstas no Anexo IV do Decreto 3.048/1999, não exige avaliação!".

Remover

Permite excluir a linha selecionada no grid da tela.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070) Botão Novo Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070A) Aba EPI (CCSSTA070ATAB6) Botão Incluir

Visão Geral


O objetivo deste programa é cadastrar os equipamentos de proteção individual utilizados pelo funcionário para se proteger dos agentes nocivos que está exposto.

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Fator de Risco|

Informar o código do fator de risco para o cadastro do EPI.

Botão F7

Apresenta tela com os fatores de risco configurados na Aba Fatores de Risco (CCSSTA070ATAB5) para seleção.

Certificado Aprovação

Informar o certificado de aprovação do EPI.

Descrição do EPI

Informar a descrição do EPI.

Importante

O preenchimento deste campo será obrigatório caso o certificado de aprovação não tenha sido informado.

Eficaz|

Selecionar "Sim" ou "Não" para determinar se o equipamento é eficaz na neutralização dos riscos ao trabalhador.

Medidas Proteção|

Selecionar "Sim" ou "Não" para determinar se ocorreu a implementação de medidas de proteção coletiva, de caráter administrativo ou de organização, optando-se pelo EPI por inviabilidade técnica, insuficiência ou interinidade, ou ainda em caráter complementar ou emergencial.

Condições Funcionamento|

Selecionar "Sim" ou "Não" para determinar se foram observadas as condições de funcionamento e do uso ininterrupto do EPI ao longo do tempo, conforme especificação técnica do fabricante nacional ou importador, ajustadas às condições de campo.

Uso Ininterrupto|

Selecionar "Sim" ou "Não" para determinar se é observado o uso ininterrupto do EPI ao longo do tempo, conforme especificação técnica do fabricante, ajustadas as condições de campo.

Prazo Validade|

Selecionar "Sim" ou "Não" para determinar se foi observado o prazo de validade do Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho (MTb) no momento da compra do EPI.

Periodicidade Troca|

Selecionar "Sim" ou "Não" para determinar se é observada a periodicidade de troca definida pelo fabricante nacional ou importador e/ou programas ambientais, comprovada mediante recibo assinado pelo usuário em época própria.

Higienização|

Selecionar "Sim" ou "Não" para determinar se é observada a higienização conforme orientação do fabricante nacional ou importador.

Botões


Salvar / Cancelar

Salva ou cancela as informações da tela.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065) Ao clicar na descrição da coluna Data Condições Ambientais e Fatores de Risco para Atualização (CCSSTA065A)

Visão Geral


O objetivo deste programa é visualizar os equipamentos de proteção individual utilizados pelo funcionário para se proteger dos agentes nocivos que está exposto.

Colunas do Grid


Certificado Aprovação

Exibe o certificado de aprovação do EPI.

Descrição EPI

Exibe a descrição do EPI.

Eficaz

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se o equipamento é eficaz na neutralização dos riscos ao trabalhador.

Medidas Proteção

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se ocorreu a implementação de medidas de proteção coletiva, de caráter administrativo ou de organização, optando-se pelo EPI por inviabilidade técnica, insuficiência ou interinidade, ou ainda em caráter complementar ou emergencial.

Condições Funcionamento

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se foram observadas as condições de funcionamento e do uso ininterrupto do EPI ao longo do tempo, conforme especificação técnica do fabricante nacional ou importador, ajustadas às condições de campo.

Uso Ininterrupto

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se é observado o uso ininterrupto do EPI ao longo do tempo, conforme especificação técnica do fabricante, ajustadas as condições de campo.

Prazo Validade

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se foi observado o prazo de validade do Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho (MTb) no momento da compra do EPI.

Periodicidade Troca

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se é observada a periodicidade de troca definida pelo fabricante nacional ou importador e/ou programas ambientais, comprovada mediante recibo assinado pelo usuário em época própria.

Higienização

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se é observada a higienização conforme orientação do fabricante nacional ou importador.

Código Fator de Risco

Exibe o código do fator de risco para o cadastro do EPI.

Descrição Fator de Risco

Exibe a descrição do fator de risco.

ID EPI

Exibe o identificador do registro.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário

Programa: CCSSTA070

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso


Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho

Visão Geral


O objetivo deste programa é visualizar as condições ambientais de trabalho da empresa, a prestação de serviços pelo trabalhador ou estagiário nos ambientes da empresa, a exposição aos fatores de risco e o exercício de atividades enquadradas na legislação como insalubres, perigosas ou especiais. Também pode-se verificar se a exposição aos fatores de risco (combinada ou não com as atividades descritas) cria condições de insalubridade ou periculosidade no ambiente de trabalho, bem como enseja o dever de recolhimento do adicional para financiamento da aposentadoria especial.

Importante

Os eventos para a transmissão serão gerados para os funcionários a partir da data de início de obrigatoriedade configurada para o evento S-2240. O evento ficará disponível para transmissão no programa .

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Empresa|

Informar o código da empresa para a consulta das condições ambientais do trabalho.

Botão F7

Apresenta tela com as empresas cadastradas no programa e configuradas nos programas e para seleção.

Funcionário|

Informar o código do funcionário para a consulta das condições ambientais do trabalho.

Botão F7

Apresenta tela com os funcionários cadastrados por empresa para seleção.

Colunas do Grid


Editar

Apresenta o programa para alteração dos dados das condições ambientais de trabalho da empresa.

Importante

Ao clicar nesta coluna serão carregadas as informações que serão transmitidas ao eSocial.

Ações

Apresenta tela com as opções: Duplicar: apresenta o programa para informar nova data para duplicação dos dados selecionados no grid do programa . Excluir: permite remover a linha selecionada no grid. Imprimir Relatório: realiza a impressão da alteração ambiental de acordo com a seleção no grid.

Data Início

Exibe a data de início das condições ambientais.

Orientação

Exibe a orientação sobre o registro para identificar se os dados foram gravados para atender o início do eSocial, novas admissões ou alterações dos dados ambientais. As opções podem ser: Início eSocial (S-2240): quando a data de início for igual a data do início da obrigatoriedade do evento S-2240. Início (Admissão): quando a data de início for igual a data de admissão e posterior ao início da obrigatoriedade do evento S-2240. Alteração nas Condições: quando a data de início for posterior ao início da obrigatoriedade. Anterior eSocial (S-2240): quando a data de início for anterior ao início da obrigatoriedade do evento S-2240.

Importante

Ao clicar na descrição da coluna "Orientação" será apresentado o programa para listar as rotinas que originaram a alteração na condição ambiental do funcionário.

Atualização dos Dados

Exibe a forma de atualização dos dados do funcionário. As opções podem ser: Padrão (Automática): quando os dados são gerados pelo programa . Personalizado (Manual): quando os dados são inseridos manualmente pelo usuário.

Usuário Gravação

Exibe o responsável pela gravação dos dados.

Data Gravação

Exibe a data de gravação dos dados.

Hora Gravação

Exibe a hora de gravação dos dados.

Evento eSocial

Exibe a sequência do evento gerado.

ID Condição

Exibe o identificador do registro.

Código Seção Vigente

Informar o código da seção que o funcionário executava suas atividades para a data em questão.

Descrição Seção Vigente

Exibe a descrição da seção vigente do funcionário.

Código Cargo Vigente

Informar o código do cargo que o funcionário ocupava para a data em questão.

Descrição Cargo Vigente

Exibe a descrição do cargo vigente do funcionário.

Botões


Novo

Apresenta o programa para cadastrar as condições ambientais de trabalho da empresa.

Importante

Ao acionar esse botão será possível incluir manualmente e individualmente um evento S-2240 para cada funcionário.

Imprimir Histórico

Realiza a impressão do relatório com todos os registros do histórico do funcionário conforme os filtros utilizados.

Perguntas Frequentes



Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de . A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Aba Fatores de Risco

Programa: CCSSTA065ATAB4

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso


Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Ao clicar na descrição da coluna Data

Visão Geral


O objetivo deste programa é visualizar os fatores de risco presentes nos ambientes de trabalho onde o funcionário exerce suas atividades.

Colunas do Grid


Código Fator de Risco

Exibe o código do fator de risco que o funcionário está exposto.

Descrição Fator de Risco

Exibe a descrição do fator de risco.

Critério Avaliação

Exibe o critério de avaliação do fator de risco. As opções podem ser: Quantitativo Qualitativo

Intensidade/ Concentração

Exibe a intensidade ou concentração da exposição do trabalhador ao fator de risco que o critério de avaliação seja quantitativo.

Tolerância

Exibe o limite de tolerância calculado para agentes específicos.

Unidade Medida

Exibe a unidade de medida da intensidade ou concentração.

Técnica Utilizada

Exibe a técnica utilizada para medição da intensidade ou concentração.

Insalubridade

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se a exposição ao fator de risco configura trabalho insalubre.

Periculosidade

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se a exposição ao fator de risco configura trabalho periculoso.

Aposentadoria Especial

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se a exposição ao fator de risco enseja recolhimento para fins de aposentadoria especial.

Implementa EPC

Exibe se é utilizado equipamento de proteção Coletiva para proteção do fator de risco. As opções podem ser: Não se Aplica Não Implementa Implementa

EPC Eficaz

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se o EPC é eficaz na neutralização dos riscos ao trabalhador.

Utiliza EPI

Exibe se é utilizado equipamento de proteção individual para proteção do fator de risco. As opções podem ser: Não se aplica Não utilizado Utilizado

EPI Eficaz

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se os EPIs informados são eficazes na neutralização do risco ao trabalhador.

ID Fator de Risco

Exibe o identificador do registro.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de . A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Geração das Condições Ambientais do Trabalho

Programa: CCSSTA065

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Aba Atividades

Programa: CCSSTA071TAB2

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Sim
Não
Sim
Não
Sim
Não
Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065)
Condições Ambientais e Fatores de Risco para Atualização (CCSSTA065A)
Componentes

Esse conteúdo foi útil?

Sim Não

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho

Visão Geral


O objetivo deste programa é gerar os dados ambientais dos funcionários para atender o eSocial no evento S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho / Fatores de Risco).

Importante

As informações deste programa serão geradas com base nos dados cadastrados nos programas abaixo: Mapeamento dos Ambientes de Trabalho (CCSSTA010) Atividades Desempenhadas do Cargo (CCSSTA025) Atividades Perigosas, Insalubres ou Especiais do Cargo (CCSSTA030) Avaliações do Fator de Risco do Cargo (CCSSTA040) Responsáveis pela Monitoração Ambiental e Biológica (CCSSTA055) Observações dos Registros Ambientais (CCSSTA060) EPIs e Materiais por Funcionário (CCSSTA160) O sistema gerará os dados no grid, listando por funcionário as datas que possuem alguma alteração nas condições ambientais e fatores de risco. A partir dessas informações (listadas no grid) o usuário poderá analisar o conteúdo de cada registro pelo link da coluna "Data" e posteriormente atualizar os dados no programa Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070) que será responsável pela geração do evento S-2240 no programa Monitor de Eventos do eSocial (CCRHOA110).

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Empresa|

Informar o código da empresa para a atualização dos funcionários.

Botão F7

Apresenta tela com as empresas cadastradas no programa e configuradas nos programas Ambientes de Trabalho (CCSSTA005) e Mapeamento dos Ambientes de Trabalho (CCSSTA010) para seleção.

Início dos Eventos de Condição Ambiental (S-2240)|

Informar o início do envio dos eventos S-2240 da empresa selecionada para o eSocial. Esta data será obtida pela configuração do evento S-2240 no programa Configuração do Evento (CCRHOA000TAB2B), acessado pelo programa Configurações do eSocial (CCRHOA000) via Aba Configurações por Empregador (CCRHOA000TAB2) no botão Configuração Eventos.

Importante

Será sugerido a criação de um registro de condição ambiental exatamente na data de início deste evento, mesmo não ocorrendo alterações durante o período, para que se atenda o item 9.1 do manual de orientação do eSocial Simplificado (MOS). Este registro pode ser identificado na coluna Comparação com a descrição "Início eSocial (S-2240)". Esta data também não poderá ser alterada no sistema, para que sempre as alterações retroativas (caso ocorram) possam ser sugeridas para correção no ambiente do eSocial.

Consultar Alterações Até

Informar a data no qual o sistema deve observar alterações feitas no sistema para sugestão de registros de condições ambientais.

Importante

Os períodos posteriores não serão atualizados.

Colunas do Grid


Seleção

Permite marcar ou desmarcar a linha no grid da tela.

Código Funcionário

Exibe o código do funcionário de acordo com os filtros informados. Ao clicar no link desta coluna, será apresentado o programa Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070) para visualizar as condições ambientais de trabalho da empresa.

Nome Funcionário

Exibe o nome do funcionário de acordo com os filtros informados.

Data

Exibe a data que possui os dados para atualização. Ao clicar no link desta coluna, será apresentado o programa Condições Ambientais e Fatores de Risco para Atualização (CCSSTA065A) para visualizar o detalhamento dos dados vigentes para atualização.

Comparação

Exibe a caracterização da sugestão, podendo ser: - Início eSocial (S-2240): evento que irá enviar as informações pertinentes a data de início do eSocial na empresa. Atende o item 9.1 do manual de orientação do eSocial Simplificado para criação de histórico laboral no eSocial. Será gerada apenas para funcionários que já estão empregados antes da data início da vigência do evento S-2240 na empresa; - Início (Admissão): igual ao tipo Início eSocial (S-2240), porém será gerado para funcionários contratados depois do início do evento S-2240 na empresa; - Alteração nas Condições: evento que determina que na data mencionada ocorreu alterações nas condições ambientais registradas no sistema, que podem ser mudanças de cargo, seção, ambiente, atividades desempenhadas, fatores de risco, EPI's, profissionais de monitoramento ambiental e observações em geral.

Importante

Ao clicar no link desta coluna, exceto em casos de "Exclusão" na coluna Situação, será exibido o programa Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070) para comparar os dados que estão sendo sugeridos na data com os dados anteriores, com a intenção de facilitar a identificação da sugestão.

Importante

Ao clicar com o botão direto na linha do grid, será exibido a opção: - Bloquear Sugestão: bloqueia a linha de sugestão para o funcionário naquela data, evitando sugestões futuras para esta data e funcionário.

Exemplo

No dia "01/01/2024" o sistema sugeriu a alteração da informação onde o usuário manualmente informou no evento, e caso o usuário não aceite a sugestão, realiza o bloqueio para que não seja feita mais essa sugestão na rotina.

Situação

Exibe a situação para atualizar os dados no programa Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070). As opções são: - Incluir: quando a data com os dados vigentes não existir ainda para o funcionário. A cor relacionada nesta opção será Verde; - Atualizar: quando a data com os dados vigentes já existir para o funcionário. A cor relacionada nesta opção será Amarelo; - Excluir: quando a data com os dados vigentes existir apenas para o funcionário e pela verificação do sistema não deveria existir. A cor relacionada nesta opção será Vermelho; - Atualizado: já foi selecionado e atualizado. A cor relacionada nesta opção será Azul.

Importante

Ao acionar o botão Gerar Carga Eventos eSocial, serão sugeridos registros com situação Excluir somente se não houver eventos S-2240 ou S-3000:S-2240 no programa Monitor de Eventos do eSocial (CCRHOA110) com as seguintes situações: - Envio Pendente; - Enviado para eSocial; - Rejeição de Estrutura; - Rejeição de Conteúdo.

Código Seção Vigente

Exibe o código da seção que o funcionário executava suas atividades no período da informação (data).

Descrição Seção Vigente

Exibe a descrição da seção que o funcionário executava suas atividades no período da informação (data).

Código Cargo Vigente

Exibe o código do cargo que o funcionário executava suas atividades no período da informação (data).

Descrição Cargo Vigente

Exibe a descrição do cargo que o funcionário executava suas atividades no período da informação (data).

Botões


Consultar

Exibe os dados da consulta conforme filtros informados.

Limpar

Limpa os dados da tela para nova consulta.

Gerar Carga Eventos eSocial

Envia as informações sugeridas que estão selecionadas com o checkbox para o programa Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070), e gera em seguida o evento S-2240 a ser enviado para o eSocial, disponibilizando o mesmo no programa Configurações de EPIs e Materiais (CCSSTA110).

Importante

Uma vez enviado ao programa Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070), a informação irá gerar o evento e sua pendência de envio no Monitor de Eventos. Caso seja feita a geração de uma sugestão de exclusão, este programa ficará indisponível até que a validação dos eventos de exclusão (S-3000:S-2240) estejam validados no monitor.

Verificar Inconsistências

Após a geração de dados no grid, este botão exibe possíveis inconsistências cadastrais que pode deixar registros de fora da lista de sugestões. É recomendado observar esta função sempre que se faça a consulta na rotina, identificando possíveis problemas para correção.

Legenda

Exibe o método de funcionamento da coleta de dados para sugestão das inclusões, alterações e exclusões no programa, entre outras informações pertinentes a funcionalidade da mesma.

Sugestões Bloqueadas

Exibe o programa Bloqueios de Sugestão de Alterações das Condições Ambientais (CCSSTA065C), o qual permite visualizar registros de datas que foram bloqueadas para sugestão de inclusão, exclusão e atualização por parte do usuário.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065) Coluna Orientação Detalhamento de Alterações das Condições Ambientais (CCSSTA071)

Visão Geral


O objetivo deste programa é descrever as atividades físicas ou mentais, realizadas pelo trabalhador, por força do poder de comando a que se submete.

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Nova Condição Iniciando em XX/XX/XX (Inclusão)

Seção Alterada

Exibe o código e a descrição da seção sugerida do novo registro.

Cargo Alterada

Exibe o código e a descrição do cargo sugerido do novo registro.

Descrição das Atividades Desempenhadas

Exibe a descrição das atividades desempenhadas pelo funcionário.

Condição Anterior Iniciada em XX/XX/XX

Seção Anterior

Exibe o código e a descrição da seção anterior ao registro sugerido.

Cargo Anterior

Exibe o código e a descrição do cargo anterior ao registro sugerido.

Descrição das Atividades Desempenhadas

Exibe a descrição das atividades desempenhadas pelo funcionário.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Monitor de Eventos do eSocial (CCRHOA110)
Ambientes de Trabalho (CCSSTA005)
Mapeamento dos Ambientes de Trabalho (CCSSTA010)
Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070A)
Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070A)
Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070)
Origem das Alterações nas Condições Ambientais (CCSSTA065B)
Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065)
Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070A)
Como excluir admissão de um funcionário?
Como resolver a rejeição "Ocorrência 17" exibida no programa Monitor de Eventos do eSocial (CCRHOA110)?
Componentes

Esse conteúdo foi útil?

Sim Não

Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário - Fatores de Risco

Programa: CCSSTA070ATAB5A

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Aba Observações

Programa: CCSSTA071TAB6

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Sim
Não
Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070) Botão Novo Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070A) Aba Fatores de Risco (CCSSTA070ATAB5) Botão Incluir

Visão Geral


O objetivo deste programa é cadastrar os fatores de risco presentes nos ambientes de trabalho onde o funcionário exerce suas atividades.

Importante

Entende-se por fator de risco aquele que, presente no ambiente de trabalho, é capaz de trazer ou ocasionar danos à saúde ou à integridade física do trabalhador. Independentemente de atingir nível de ação ou limite de tolerância, deverá ser informado. Para cada fator de risco, deverá ser cadastrado os dados de avaliação, da mesma forma como ocorre no programa Avaliações do Fator de Risco do Cargo (CCSSTA040), porém, aqui os dados são cadastrados exclusivamente para o funcionário.

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Fator de Risco|

Informar o código do fator de risco que o funcionário está exposto.

Botão F7

Apresenta tela com os fatores de risco disponíveis na Tabela 23 do manual do eSocial para seleção.

Desc. Fator Risco (Outros)

Informar a descrição do fator de risco quando o fator que está sendo avaliado não possuir uma classificação objetiva.

Importante

Este campo será habilitado somente se o fator de risco selecionado for: 01.01.999, 02.01.999, 03.01.999, 04.01.999, 04.02.999, 04.03.999, 04.04.999, 04.05.999, 05.01.999

Critério Avaliação|

Determinar o critério de avaliação do fator de risco. As opções são: Quantitativo Qualitativo

Intensidade/Concentração|

Informar a intensidade ou concentração da exposição do trabalhador ao fator de risco cujo critério de avaliação seja quantitativo.

Importante

Este campo será habilitado caso a opção Quantitativo seja selecionada no campo "Critério Avaliação".

Tolerância|

Informar o limite de tolerância calculado para agentes específicos.

Importante

Conforme técnica de medição exigida na NR-15: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr15.htm

Unidade Medida|

Determinar a unidade de medida da intensidade ou concentração do fator de risco. As opções são: Metro por segundo elevado a 1,75 (m/s1,75) Parte de vapor ou gás por milhão de partes de ar contaminado (ppm) Miligrama por metro cúbico de ar (mg/m3) Fibra por centímetro cúbico (f/cm3) Grau centígrado (ºC) Metro por segundo (m/s) Porcentual (%) Lux (lx) Unidade formadora de colônias por metro cúbico (ufc/m3) Dose diária Dose mensal Dose trimestral Dose anual Watt por metro quadrado (W/m2) Ampère por metro (A/m) Militesla(mT) Microtesla (µT) Miliampère (mA) Quilovolts por metro (kV/m) Volts por metro (V/m) Joule por metro quadrado (J/m2) Milijoule por centímetro quadrado (mJ/cm2) Milisievert (mSv) - dose efetiva anual - corpo inteiro Milhões de partículas por decímetro cúbico (mppdc) Umidade relativa do ar (UR (%)) Dose diária de ruído Decibel linear (dB (linear)) Decibel (C) (dB(C)) Decibel (A) (dB(A)) Metro por segundo ao quadrado (m/s2)

Importante

Este campo será habilitado caso a opção Quantitativo seja selecionada no campo "Critério Avaliação".

Técnica Utilizada|

Informar a técnica utilizada para medição da intensidade ou concentração.

Importante

Este campo será habilitado caso a opção Quantitativo seja selecionada no campo "Critério Avaliação".

Insalubridade|

Selecionar "Sim" ou "Não" para determinar se a exposição ao fator de risco configura trabalho insalubre.

Periculosidade|

Selecionar "Sim" ou "Não" para determinar se a exposição ao fator de risco configura trabalho periculoso.

Aposentadoria Especial|

Selecionar "Sim" ou "Não" para determinar se a exposição ao fator de risco enseja recolhimento para fins de aposentadoria especial.

Implementa EPC|

Determinar a medida de proteção coletiva para eliminar ou reduzir a exposição dos trabalhadores ao fator de risco. As opções são: Não se aplica Não implementa Implementa

EPC Eficaz|

Selecionar "Sim" ou "Não" para determinar se o EPC é eficaz na neutralização dos riscos ao trabalhador.

Importante

Este campo é habilitado se a opção "Implementa" estiver selecionada no campo "Implementa EPC".

Utiliza EPI|

Determinar se é utilizado equipamento de proteção individual para proteção do fator de risco. As opções são: Não se aplica Não utilizado Utilizado

EPI Eficaz|

Selecionar "Sim" ou "Não" para determinar se os EPIs informados são eficazes na neutralização do risco ao trabalhador. Esta informação será enviada para o eSocial no evento S-2240.

Importante

Não será permitido selecionar a opção "Sim" neste campo se a opção "Não se Aplica" ou "Não Utilizado" estiver selecionada no campo "Utiliza EPI".

ID Fator de Risco|

Exibe o identificador do registro.

Botões


Salvar / Cancelar

Salva ou cancela as informações da tela.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065) Coluna Orientação Detalhamento de Alterações das Condições Ambientais (CCSSTA071)

Visão Geral


O objetivo deste programa é detalhar as observações das condições ambientais.

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Nova Condição Iniciando em XX/XX/XXXX (Inclusão)

Seção Alterada

Exibe o código e a descrição da seção sugerida do novo registro.

Cargo Alterada

Exibe o código e a descrição do cargo sugerido do novo registro.

Metodologia Riscos Ergonômico

Exibe a descrição da metodologia de riscos ergonômico.

Observação Complementar

Exibe a descrição da observação complementar.

Condição Anterior Iniciada em XX/XX/XXXX

Seção Anterior

Exibe o código e a descrição da seção anterior.

Cargo Anterior

Exibe o código e a descrição do cargo anterior.

Metodologia Riscos Ergonômico

Exibe a descrição do risco ergonômico anterior.

Observação Complementar

Exibe a descrição da observação complementar anterior.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Cadastro de Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário

Programa: CCSSTA070A

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso


Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Botão Novo

Visão Geral


O objetivo deste programa é cadastrar as condições ambientais de trabalho por funcionário, de forma detalhada, para que sejam visualizados no programa . Esta tela é composta por:

Importante

Essas informações compõe o evento S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho / Fatores de Risco) e substituirão o PPP (Perfil Profissiográfico Profissional).

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Empresa|

Exibe o código e a descrição da empresa conforme seleção no programa .

Funcionário|

Exibe o código e a descrição do funcionário conforme seleção no programa .

Seção Vigente|

Exibe o código e a descrição da seção vigente do funcionário selecionado.

Cargo Vigente|

Exibe o código e a descrição do cargo vigente do funcionário selecionado.

Botões


Salvar

Salva as informações da tela.

Salvar e Criar Outro

Salva as informações da tela e habilita os campos para novo registro.

Cancelar

Retorna ao programa .

Perguntas Frequentes



Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de . A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Aba EPI

Programa: CCSSTA071TAB4

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Aba Responsáveis Ambientais

Programa: CCSSTA071TAB5

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Sim
Não
Sim
Não
Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070)
Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070)
Aba Início (CCSSTA070ATAB1)
Aba Ambientes (CCSSTA070ATAB2)
Aba Atividades (CCSSTA070ATAB3)
Aba Fatores de Risco (CCSSTA070ATAB5)
Aba EPI (CCSSTA070ATAB6)
Aba Responsáveis Ambientais (CCSSTA070ATAB7)
Aba Observações (CCSSTA070ATAB8)
Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070)
Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070)
Condições Ambientais do Trabalho por Funcionário (CCSSTA070)
Como resolver a rejeição "Ocorrência 17" exibida no programa Monitor de Eventos do eSocial (CCRHOA110)?
Componentes

Esse conteúdo foi útil?

Sim Não

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065) Coluna Orientação Detalhamento de Alterações das Condições Ambientais (CCSSTA071)

Visão Geral


O objetivo deste programa é detalhar as condições do IPI.

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Nova Condição Iniciando em XX/XX/XXXX (Inclusão)

Seção Alterada

Exibe o código e a descrição da seção sugerida do novo registro.

Cargo Alterado

Exibe o código e a descrição do cargo sugerido do novo registro.

Condição Anterior Iniciada em XX/XX/XXXX

Seção Anterior

Exibe o código e a descrição da seção anterior ao registro sugerido.

Cargo Anterior

Exibe o código e a descrição do cargo anterior ao registro sugerido.

Colunas do Grid


As colunas do Grid 1 e 2 exibem as alterações das condições ambientais.

Certificado Aprovação

Exibe o certificado de aprovação do EPI.

Descrição EPI

Exibe a descrição do EPI.

Eficaz

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se o equipamento é eficaz na neutralização dos riscos ao trabalhador.

Medidas Proteção

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar as medidas de proteção.

Condições Funcionamento

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar se foram observadas as condições de funcionamento e do uso ininterrupto do EPI ao longo do tempo, conforme especificação técnica do fabricante nacional ou importador, ajustadas às condições de campo.

Uso Ininterrupto

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar o uso ininterrupto.

Prazo Validade

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar o prazo de validade.

Periodicidade Troca

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar a periodicidade da troca.

Higienização

Exibe "Sim" ou "Não" para determinar a higienização.

Código Fator de Risco

Exibe o código do fator de risco para o cadastro do EPI.

Descrição Fator de Risco

Exibe a descrição do fator de risco.

ID EPI

Exibe o código identificador de registro do IPI.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Acesso

Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065) Coluna Orientação Detalhamento de Alterações das Condições Ambientais (CCSSTA071)

Visão Geral


O objetivo deste programa é informar os responsáveis pelos registros ambientais da empresa.

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Nova Condição Iniciando em XX/XX/XXXX (Inclusão)

Seção Alterada

Exibe o código e a descrição da seção sugerida do novo registro.

Cargo Alterado

Exibe o código e a descrição do cargo sugerido do novo registro.

Condição Anterior Iniciada em XX/XX/XXXX

Seção Anterior

Exibe o código e a descrição da seção anterior ao registro sugerido.

Cargo Anterior

Exibe o código e a descrição do cargo anterior ao registro sugerido.

Colunas do Grid


As colunas do Grid 1 e 2 exibem as alterações das condições ambientais.

Código Profissional

Exibe o código do profissional responsável.

Nome Profissional

Exibe a descrição do profissional responsável.

ID Profissional

Exibe o código do identificador de registro profissional.


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

Sim
Não
Sim
Não
Cadastro de Empresa (CCAPL000)
Cadastro de Empresa (CCAPL000)
Cadastro de Empresa (CCAPL000)
Cadastro de Empresa (CCAPL000)

Detalhamento de Alterações das Condições Ambientais

Programa: CCSSTA071

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso


Módulo: RH - Segurança e Saúde do Trabalho Grupo: Condições Ambientais do Trabalho Coluna Orientação

Visão Geral


O objetivo deste programa é comparar as informações de sugestão do novo registro ambiental com a situação anterior, permitindo identificar a origem das sugestões de alteração e inclusão de novos eventos de condição ambiental, e possíveis novos eventos do eSocial S-2240. Esta tela é composta por:


Atenção

As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de . A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Geração das Condições Ambientais do Trabalho (CCSSTA065)
Aba Ambientes (CCSSTA071TAB1)
Aba Atividades (CCSSTA071TAb2)
Aba Fatores de Risco (CCSSTA071TAB3)
Aba EPI (CCSSTA071TAB4)
Aba Responsáveis Ambientais (CCSSTA071TAB5)
Aba Observações (CCSSTA071TAB6)
Componentes

Esse conteúdo foi útil?

Sim Não