Ferramentas do Grid
Grid Inteligente

1. Páginas
Os primeiros ícones exibidos são referentes à navegação entre as páginas do grid. É possível ir para a primeira ou para a última página, para página anterior ou para a página seguinte à que está sendo visualizada, também é exibida a página atual e é possível informar o número da página para consultar.
2. Filtro Geral
Exibe uma caixa com os nomes das colunas do grid e um campo de pesquisa (caso o foco esteja no grid, a mesma caixa também será exibida ao pressionar a tecla F3). Para utilizá-lo, basta marcar ou desmarcar as colunas em que devem ser realizadas a busca desejada e em seguida acionar o botão "Aplicar". Serão apresentadas no grid todas as linhas que foram encontradas informações de acordo com o filtro realizado.
3. Exibir/Ocultar Colunas
Este recurso oferece controle total sobre a apresentação das informações no grid. Ao acessar este painel, é possível visualizar a lista completa de colunas disponíveis. As colunas marcadas com checkbox serão exibidas no grid, enquanto as desmarcadas permanecerão ocultas. Para localizar colunas para seleção utilize o campo Buscar Coluna. O filtro será acionado a cada caractere digitado, aplicando a filtragem automaticamente. A busca deverá localizar as colunas por palavras-chave parciais, sem a necessidade de digitar o nome completo.
4. Visualizações Personalizadas
Esta ferramenta é utilizada para personalizar a exibição das informações no grid. Toda vez que a visualização do grid for alterada, o ícone de engrenagem será sinalizado com uma esfera vermelha indicando que as informações do grid não estão organizadas no formato padrão, como por exemplo, colocar as informações da coluna em ordem alfabética.
É possível gravar o tipo de visualização do grid, basta clicar no ícone de engrenagem, escrever um nome no campo, como por exemplo "Horas positivas", e acionar o botão "Salvar".
As visualizações personalizadas estarão disponíveis ao clicar no ícone de engrenagem, listada logo abaixo da opção Visão Padrão.
5. Cubo
O cubo é uma funcionalidade fornecida pelo plugin Flexmonster, um componente de terceiros integrado ao Consistem ERP. Para habilitá-lo, é necessário adquirir uma licença Single Corporate - Standard Edition diretamente com a Flexmonster neste link.
6. Resumos
Esta ferramenta permite que as informações do grid sejam agrupadas e contabilizadas de acordo com a necessidade. Serão exibidas as listas de resumos já salvos para seleção.
Ao acionar o botão "Novo" será apresentada tela para configurar uma nova forma de resumos a partir dos dados da consulta. Serão exibidas as colunas do grid para vincular ao quadro de agrupadores e calculados. Caso a coluna do tipo numérico seja vinculada ao quadro dos calculados, deverá ser selecionado se deseja que os dados sejam contados ou somados.
Na sequência será apresentada a tela "Resumo" para visualizar o resultado dos dados configurados, por soma, contagem, contagem distinta, media, mediana, produto, mínimo, máximo, desvio padrão populacional, desvio padrão amostral e porcentagem.
Ao clicar no botão "Gráfico", poderá visualizar o gráfico das informações em formato de pizza, linha ou barra. Além disso, será possível selecionar a coluna de agrupamento no campo "Agrupador" e escolher a coluna de cálculo no campo "Calculado".
O Campo "Unificar Agrupadores Similares" irá unir agrupadores correspondentes e similares. Desta forma, no agrupamento do grid será exibido as colunas relacionadas num único agrupador. Por exemplo, caso desejar criar um agrupador com as colunas: código do item, descrição do item e unidade de medida do item, no mesmo agrupador basta selecionar essa opção e manter as colunas em sequência. Que será feito uma varredura e validação para a devida junção das colunas no agrupador.
7. Exportar Dados
As informações do grid são reunidas em um arquivo, que pode ser em formato PDF, Excel ou CSV, e é realizado o download deste relatório.
8. Opções Padrão do Botão Direito do Mouse no Grid
Existem duas formas de copiar dados da tabela para utilizar em outros programas. Para copiar a tabela inteira:
Clique no botão Copiar.
Todas as informações visíveis na tabela serão salvas na sua área de transferência.
Depois, basta colar (
Ctrl+V) os dados em programas como Word ou Excel.
Menu Padrão Botão Direto do Mouse:
Ao clicar com o botão direito do mouse em qualquer linha do grid, um menu de opções será exibido, incluindo as seguintes funcionalidades de cópia:
Copiar Célula: copia apenas o dado da célula selecionada.
Copiar Linha: copia todos os dados da linha selecionada.
Copiar Coluna da Página: copia todos os dados da coluna na página em exibição.
Copiar Coluna de Todas as Páginas: copia todos os dados da coluna em todas as páginas do grid.
Detalhar Linha: exibe as colunas de uma linha, apresentando cada coluna em uma nova linha. Essa visualização permite consultar todas as informações da linha no Grid de forma completa e organizada, facilitando a análise de registros que possuem muitas colunas.
Atenção! Se o clique com o botão direito já acionar outra funcionalidade na tela, o Menu Copiar não será exibido.
9. Personalizar Dados
Acessa o programa Personalização da Consulta que permite adicionar colunas personalizadas ao grid.
Atualizado

