Códigos de status das respostas
Os códigos de status das respostas indicam se uma requisição HTTP foi corretamente concluída.
Destacamos os status de respostas mais comuns encontrados em APIS.
Respostas bem-sucedidas
200 OK
A solicitação foi bem-sucedida. O significado do resultado de "sucesso" depende do método HTTP:
GET: O recurso foi obtido e transmitido no corpo da mensagem. HEAD: Os cabeçalhos de representação são incluídos na resposta sem nenhum corpo de mensagem. PUT ou POST: O recurso que descreve o resultado da ação é transmitido no corpo da mensagem.
201 Created
A requisição foi bem sucedida e um novo recurso foi criado como resultado. Esta é normalmente a resposta enviada após as solicitações POST
ou algumas solicitações PUT
.
Respostas de erro do cliente
400 Bad Request
O servidor não pode ou não irá processar a solicitação devido a algo que é percebido como um erro do cliente (por exemplo, sintaxe de solicitação malformada, enquadramento de mensagem de solicitação inválida ou roteamento de solicitação enganosa)
401 Unauthorized
Embora o padrão HTTP especifique "unauthorized", semanticamente, essa resposta significa "unauthenticated". Ou seja, o cliente deve se autenticar para obter a resposta solicitada.
403 Forbidden
O cliente não tem direitos de acesso ao conteúdo; ou seja, não é autorizado, portanto o servidor está se recusando a fornecer o recurso solicitado. Ao contrário do 401 Unauthorized
, a identidade do cliente é conhecida pelo servidor.
404 Not Found
O servidor não pode encontrar o recurso solicitado. No navegador, isso significa que o URL não é reconhecido. Em uma API, isso também pode significar que o endpoint é válido, mas o próprio recurso não existe. Os servidores também podem enviar esta resposta em vez de 403 Forbidden
para ocultar a existência de um recurso de um cliente não autorizado. Este código de resposta é provavelmente o mais conhecido devido à sua ocorrência frequente na web.
429 Too Many Requests
O usuário enviou muitas requisições num dado tempo ("limitação de frequência").
Respostas de erro do servidor
500 Internal Server Error
O servidor encontrou uma situação com a qual não sabe lidar.
502 Bad Gateway
Essa resposta de erro significa que o servidor, enquanto trabalhava como um gateway para obter uma resposta necessária para lidar com a solicitação, obteve uma resposta inválida. deve se autenticar para obter a resposta solicitada.
503 Service Unavailable
O servidor não está pronto para manipular a requisição Causas comuns são um servidor em manutenção ou sobrecarregado. Note que junto a esta resposta, uma página amigável explicando o problema deveria ser enviada. Esta resposta deve ser usada para condições temporárias e o cabeçalho HTTP Retry-After
deverá, se possível, conter o tempo estimado para recuperação do serviço. O webmaster deve também tomar cuidado com os cabeçalhos relacionados com o cache que são enviados com esta resposta, já que estas respostas de condições temporárias normalmente não deveriam ser postas em cache.
504 Gateway Timeout
Essa resposta de erro é fornecida quando o servidor está atuando como um gateway e não consegue obter uma resposta a tempo.
Referência https://developer.mozilla.org
Atualizado
Isto foi útil?