Almode
Integrações | Comercial | Sistema de PDV
Visão geral
Esse sistema se refere a gestão da frente de caixa com o intuito de controlar as vendas e recebimentos juntamente com a integração no Consistem ERP.
Requisitos
Compatibilidade: 7.3. ou superiores do Consistem ERP.
Integração disponível somente para o ramo de Confecção. Módulos Comercial, Financeiro, Estoque e Itens. Aquisição de licença Orientamos o acompanhamento da nossa equipe de consultores.
Aquisição de licença e implantação deve ser verificada com a empresa fornecedora de acordo com a quantidade de PDV. Saiba mais
Parametrizações
Sistema Almode – sistema de PDV
Acesse o Almode com os dados de login;
Realize o cadastro dos usuários e as respectivas liberações para o produto, estoque e vendas;
Para as vendas cadastre a série fiscal por PDV.
Sistema Consistem ERP
Acesse o programa Integração e no grid selecione a Integração API Almode.

Acione o Editar para executar o Cadastro de Integração permitindo realizar a parametrização e ativação da integração.

Na Aba Dados Gerais inicia-se a configuração e habilita-se a integração. No botão Específico é exibido o programa Configuração Integração Almode para configuração geral da integração.
Importante Se atentar ao campo Situação, pois se permanecer como Inativo não irá funcionar a integração. O preenchimento dos campos Portador e Tipo de Cobrança se referem aos cadastros padrões para quando for feita a importação das vendas no Almode. Essa importação é uma nota fiscal gerada no Consistem ERP e os títulos são gerados com esses portadores e tipo de cobrança, para os casos que não tenha sido especificado algum portador ou tipo de cobrança específicos para um tipo de venda. O preenchimento do campo Ramo de Atividade serve para quando houver um novo cliente com identificação de CPF ou CNPJ no Consistem ERP para gerar um cadastro automático de acordo com o preenchimento deste campo.

No botão Série Fiscal é executado o programa Configuração por Série Fiscal Integração Almode para realizar a configuração por série fiscal para a integração com Almode.
Importante Essa série fiscal é disponibilizada pelo Almode, sendo necessário configurar o tipo de nota do Consistem ERP com a série fiscal do Almode.

No botão Tipo Venda é exibido o programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode permitindo realizar a configuração por tipo de venda para a integração com Almode. O cadastro ocorre no programa Cadastro de Tipo de Venda Almode. Este programa deverá ser preenchido caso a empresa queira ter salvo um outro portador e tipo de cobrança para casos específicos. Caso o tipo de venda esteja configurado juntamente com o tipo de baixa, no momento do pagamento da venda o sistema irá baixar automaticamente com os dados configurados aqui.

Retornando para o programa Cadastro de Integração temos a Aba Endpoints que estão disponíveis os endpoints vinculados à integração do Almode. Aqui é possível habilitar e desabilitar os endpoints da integração conforme necessidade e, ainda, verificar e detalhar os possíveis erros caso hajam.
GET
/api/public/clientes
Importar Cliente Almode
Almode > Consistem
GET
/api/public/produtos
Consultar Produto Almode
Almode > Consistem
GET
/api/public/recebiveis
Recebíveis Venda Almode
Almode > Consistem
GET
/api/public/tickets
Processar Ticket Almode
Almode > Consistem
GET
/api/public/vendas
Importar Notas Fiscais Período Almode
Almode > Consistem
GET
/api/public/vendas
Importar Nota Fiscal Almode
Almode > Consistem
PATCH
/api/public/depositos/{operacao}
Atualizar Estoque Almode
Consistem > Almode
POST
/api/public/produtos
Criar Produto Almode
Consistem > Almode
POST
/api/public/tabela-de-preco/atualizar
Atualizar Tabela de Preço Almode
Consistem > Almode
POST
api/public/produtos/{codProduto}/variantes
Adicionar Variantes Produto Almode
Consistem > Almode
PUT
/api/public/produtos
Atualizar Produto Almode
Consistem > Almode
Já a Aba Integração Manual poderá ser utilizada caso o usuário queira realizar a geração de uma requisição manual para integração com o sistema terceiro, ou até mesmo para correção de um possível erro. Existem dados predeterminados facilitando a seleção. Selecione no campo Dados a opção Enviar Tabela de Preço do Produto e preencha no grid a coluna Valor com o código da empresa, a tabela de preço e o produto. Clique no botão Confirmar para realizar a importação desses dados ao sistema do Almode.

Agora sim, na Aba Carga Dados é possível a geração de carga de dados inicial para todo o sistema integrado, agilizando assim o processo de integração com o Almode. Clique na linha do grid 1 referente Enviar Carga de Produtos por Tabela de Preço e preencha no grid 2 a coluna Valor com o código da empresa e a tabela de preço. Clique no botão Confirmar para realizar a importação desses dados ao sistema do Almode. Com isso a coluna Status do grid 1 permanecerá atualizando de acordo com o andamento do processo.

Retorne ao programa Integração e no grid selecione a Integração API Almode. Clique em Ações e em Log de Integração para executar o programa Consulta Logs de Integração permitindo identificar e detalhar as requisições com ou sem erros e reexecutar as requisições.
Acesse o programa Consulta de Tickets Integração Almode para consultar os tickets gerados que ainda não foram processados ou que ocorreram algum erro.
Retorne ao programa Integração e no grid selecione a Integração API Almode Clique em Ações e em Agendamentos de Tarefas para executar o programa Agendamento de Tarefas. Clique no botão Novo para executar o programa Cadastro de Agendamento de Tarefas permitindo cadastrar novos agendamentos para a integração com o Almode tanto para importar ou enviar dados. Na Aba Parâmetros Personalizados devem ser configurados os dados no grid para a Tarefa Sincronização Integração Almode - Sistema de Loja e Importação Vendas Almode - Sistema de Loja. Lembrando que para cada Tarefa deverá ser um agendamento.
Pronto, configuração realizada com sucesso!
Testando em 3,2,1
Visando evitar complicações futuras, orientamos realizar o teste inicial de um item para analisar se ocorre alguma situação específica na importação para a configuração feita anteriormente.
Acesse a Aba Integração Manual e selecione no campo Dados a opção Enviar Tabela de Preço do Produto;
Preencha no grid a coluna Valor com o código da empresa, a tabela de preço e o produto;
Clique no botão Confirmar para realizar a importação desses dados ao sistema do Almode, gerando assim tickets; Importante: caso algum ticket não tenha sido processado ou que ocorreu algum erro poderão ser visualizados no programa Consulta de Tickets Integração Almode. Nesse programa poderá ser visualizado o detalhamento da situação em específico para realizar a devida correção. Feita a correção poderá ser acionado o botão Reenviar para reenviar o ticket. Caso seja processado corretamente desaparecerá deste grid.
Acesse o sistema Almode e verifique se os dados importados estão sendo exibidos lá;
Realize uma venda de teste pelo sistema Almode e verifique se a nota fiscal entrou no Consistem ERP;
Valide se o Sped das notas estão de acordo; Importante: caso seja necessário cancelar uma nota, realize o cancelamento no sistema do Almode e importe para o Consistem ERP.
Caso o processo esteja de acordo com esse item de teste, poderá realizar a importação total dos dados através da Aba Carga Dados.
Fluxo do processo
A venda é gerada pelo cliente no sistema de loja do Almode - PDV.
O Consistem ERP consulta as vendas que precisam ser importadas através da task agendada no programa Agendamento de Tarefas e realiza a importação das vendas ocorridas.
A venda entra como nota fiscal no Consistem ERP e os títulos são gerados com base no pagamento realizado.
Caso o tipo de baixa esteja configurado no Consistem ERP através do programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode, o título já é gerado como Baixado.
Caso contrário deverá ser feita a baixa manual seguindo o processo de cada empresa.
Atualizado
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