Almode

Integrações | Comercial | Sistema de PDV

Visão geral


Esse sistema se refere a gestão da frente de caixa com o intuito de controlar as vendas e recebimentos juntamente com a integração no Consistem ERP.

Requisitos


Consistem ERP
Almode

Compatibilidade: 7.3. ou superiores do Consistem ERP.

Integração disponível somente para o ramo de Confecção. Módulos Comercial, Financeiro, Estoque e Itens. Aquisição de licença Orientamos o acompanhamento da nossa equipe de consultores.

Aquisição de licença e implantação deve ser verificada com a empresa fornecedora de acordo com a quantidade de PDV. Saiba mais

Parametrizações


Sistema Almode – sistema de PDV

  1. Acesse o Almode com os dados de login;

  2. Realize o cadastro dos usuários e as respectivas liberações para o produto, estoque e vendas;

  3. Para as vendas cadastre a série fiscal por PDV.

Sistema Consistem ERP

  1. Acesse o programa Integração e no grid selecione a Integração API Almode.

  1. Acione o Editar para executar o Cadastro de Integração permitindo realizar a parametrização e ativação da integração.

Cadastro de Integração
  1. Na Aba Dados Gerais inicia-se a configuração e habilita-se a integração. No botão Específico é exibido o programa Configuração Integração Almode para configuração geral da integração.

Configuração Integração Almode

No botão Série Fiscal é executado o programa Configuração por Série Fiscal Integração Almode para realizar a configuração por série fiscal para a integração com Almode.

Configuração por Série Fiscal Integração Almode

No botão Tipo Venda é exibido o programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode permitindo realizar a configuração por tipo de venda para a integração com Almode. O cadastro ocorre no programa Cadastro de Tipo de Venda Almode. Este programa deverá ser preenchido caso a empresa queira ter salvo um outro portador e tipo de cobrança para casos específicos. Caso o tipo de venda esteja configurado juntamente com o tipo de baixa, no momento do pagamento da venda o sistema irá baixar automaticamente com os dados configurados aqui.

Importante Não é obrigatório o preenchimento desse programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode, pois os campos Portador e Tipo de Cobrança já se encontram preenchidos como cadastros padrões no programa anterior.

Configuração por Tipo de Venda Integração Almode
  1. Retornando para o programa Cadastro de Integração temos a Aba Endpoints que estão disponíveis os endpoints vinculados à integração do Almode. Aqui é possível habilitar e desabilitar os endpoints da integração conforme necessidade e, ainda, verificar e detalhar os possíveis erros caso hajam.

Método
Endpoint
Descrição
Fluxo de Integração

GET

/api/public/clientes

Importar Cliente Almode

Almode > Consistem

GET

/api/public/produtos

Consultar Produto Almode

Almode > Consistem

GET

/api/public/recebiveis

Recebíveis Venda Almode

Almode > Consistem

GET

/api/public/tickets

Processar Ticket Almode

Almode > Consistem

GET

/api/public/vendas

Importar Notas Fiscais Período Almode

Almode > Consistem

GET

/api/public/vendas

Importar Nota Fiscal Almode

Almode > Consistem

PATCH

/api/public/depositos/{operacao}

Atualizar Estoque Almode

Consistem > Almode

POST

/api/public/produtos

Criar Produto Almode

Consistem > Almode

POST

/api/public/tabela-de-preco/atualizar

Atualizar Tabela de Preço Almode

Consistem > Almode

POST

api/public/produtos/{codProduto}/variantes

Adicionar Variantes Produto Almode

Consistem > Almode

PUT

/api/public/produtos

Atualizar Produto Almode

Consistem > Almode

  1. Já a Aba Integração Manual poderá ser utilizada caso o usuário queira realizar a geração de uma requisição manual para integração com o sistema terceiro, ou até mesmo para correção de um possível erro. Existem dados predeterminados facilitando a seleção. Selecione no campo Dados a opção Enviar Tabela de Preço do Produto e preencha no grid a coluna Valor com o código da empresa, a tabela de preço e o produto. Clique no botão Confirmar para realizar a importação desses dados ao sistema do Almode.

Cadastro de Integração
  1. Agora sim, na Aba Carga Dados é possível a geração de carga de dados inicial para todo o sistema integrado, agilizando assim o processo de integração com o Almode. Clique na linha do grid 1 referente Enviar Carga de Produtos por Tabela de Preço e preencha no grid 2 a coluna Valor com o código da empresa e a tabela de preço. Clique no botão Confirmar para realizar a importação desses dados ao sistema do Almode. Com isso a coluna Status do grid 1 permanecerá atualizando de acordo com o andamento do processo.

Cadastro de Integração
  1. Retorne ao programa Integração e no grid selecione a Integração API Almode. Clique em Ações e em Log de Integração para executar o programa Consulta Logs de Integração permitindo identificar e detalhar as requisições com ou sem erros e reexecutar as requisições.

  2. Acesse o programa Consulta de Tickets Integração Almode para consultar os tickets gerados que ainda não foram processados ou que ocorreram algum erro.

  3. Retorne ao programa Integração e no grid selecione a Integração API Almode Clique em Ações e em Agendamentos de Tarefas para executar o programa Agendamento de Tarefas. Clique no botão Novo para executar o programa Cadastro de Agendamento de Tarefas permitindo cadastrar novos agendamentos para a integração com o Almode tanto para importar ou enviar dados. Na Aba Parâmetros Personalizados devem ser configurados os dados no grid para a Tarefa Sincronização Integração Almode - Sistema de Loja e Importação Vendas Almode - Sistema de Loja. Lembrando que para cada Tarefa deverá ser um agendamento.

  4. Pronto, configuração realizada com sucesso!

Testando em 3,2,1

Visando evitar complicações futuras, orientamos realizar o teste inicial de um item para analisar se ocorre alguma situação específica na importação para a configuração feita anteriormente.

  1. Acesse a Aba Integração Manual e selecione no campo Dados a opção Enviar Tabela de Preço do Produto;

  2. Preencha no grid a coluna Valor com o código da empresa, a tabela de preço e o produto;

  3. Clique no botão Confirmar para realizar a importação desses dados ao sistema do Almode, gerando assim tickets; Importante: caso algum ticket não tenha sido processado ou que ocorreu algum erro poderão ser visualizados no programa Consulta de Tickets Integração Almode. Nesse programa poderá ser visualizado o detalhamento da situação em específico para realizar a devida correção. Feita a correção poderá ser acionado o botão Reenviar para reenviar o ticket. Caso seja processado corretamente desaparecerá deste grid.

  4. Acesse o sistema Almode e verifique se os dados importados estão sendo exibidos lá;

  5. Realize uma venda de teste pelo sistema Almode e verifique se a nota fiscal entrou no Consistem ERP;

  6. Valide se o Sped das notas estão de acordo; Importante: caso seja necessário cancelar uma nota, realize o cancelamento no sistema do Almode e importe para o Consistem ERP.

  7. Caso o processo esteja de acordo com esse item de teste, poderá realizar a importação total dos dados através da Aba Carga Dados.

Fluxo do processo


1

A venda é gerada pelo cliente no sistema de loja do Almode - PDV.

2

O Consistem ERP consulta as vendas que precisam ser importadas através da task agendada no programa Agendamento de Tarefas e realiza a importação das vendas ocorridas.

3

A venda entra como nota fiscal no Consistem ERP e os títulos são gerados com base no pagamento realizado.

Caso o tipo de baixa esteja configurado no Consistem ERP através do programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode, o título já é gerado como Baixado.

Caso contrário deverá ser feita a baixa manual seguindo o processo de cada empresa.

Atualizado

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