Resumo de Performance do Operador por Escala de Lançamento
Programa: CCPMPC617D
Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.
Pré-Requisitos
Não há.
Acesso
Módulo: Industrial - PPCP Padrão Grupo: Consultas de Programação de Produção Consulta de Performance por Operador (CCPMPC617) Botão Resumo Escala
Visão Geral
O objetivo deste programa é consultar a performance dos operadores no período, agrupando seu percentual de performance e qualidade por Escala realizada nos apontamentos de OF.
Importante
Em apontamentos de operações realizadas por linhas de produção, caso o operador esteja cadastrado na linha utilizada durante o apontamento, será considerado, para o cálculo, apenas o tempo líquido em que o operador esteve cadastrado na respectiva linha de produção na data em questão.
Campos
Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.
Período
Exibe o período consultado.
Colunas do Grid
Código Escala
Exibe o código da escala.
Descrição Escala
Exibe a descrição da escala.
Tempo Produzido
Exibe o tempo produzindo em apontamentos de baixa da OF utilizando a escala, considerado como "trabalhando em produção" no apontamento.
Importante
O tempo exibido desconsidera sobreposições de períodos apontados pelo operador na mesma escala. Sobreposições entre escalas diferentes não são removidas.
Quantidade Conforme
Exibe a quantidade de peças conformes produzidas pelos operadores na escala, no período consultado.
Quantidade Não Conforme
Exibe a quantidade de peças não conformes produzidas pelos operadores na escala, no período consultado.
Quantidade Total
Exibe a soma da quantidade de peças conformes e não conformes produzidas pelos operadores na escala, no período consultado.
Quantidade Teórica
Exibe a quantidade prevista a ser produzida levando em consideração o tempo de apontamento realizado.
Importante
Cálculo da Quantidade Teórica A Quantidade Teórica é calculada considerando a operação executada no apontamento da OF e o número de operadores utilizados. O cálculo segue os seguintes passos: 1. Identificação da Máquina ou Linha Primeiramente, o sistema identifica a máquina ou linha utilizada no apontamento da OF. 2. Verificação de Alternativa de Engenharia O sistema verifica se a máquina ou linha identificada está cadastrada como alternativa para a engenharia congelada da OF. Caso seja uma máquina ou linha alternativa: Será utilizado o tempo padrão cadastrado para a alternativa. Caso contrário: O tempo padrão da operação na engenharia será utilizado. 3. Cálculo Inicial da Quantidade Teórica Com o tempo padrão e o tamanho do lote para o tempo padrão, o sistema calcula a quantidade de peças que devem ser produzidas no período especificado no apontamento da OF. 4. Ajuste com Base no Número de Operadores Se a quantidade de operadores no apontamento for maior que a quantidade padrão cadastrada (seja na operação de engenharia ou em um recurso alternativo), o sistema realiza o seguinte ajuste: O valor cadastrado no campo Fator ao Incrementar Número de Operadores no programa Cadastro de Operação (CCPGA015A) será aplicado para cada operador excedente. Para cada operador excedente, será acrescentada na quantidade teórica a quantidade correspondente ao fator cadastrado. Se a quantidade de operadores no apontamento for menor que a quantidade padrão, o sistema realiza uma redução proporcional na quantidade teórica de peças, com base no número de operadores utilizados.
Exemplo
Cálculo 1 - Menos Operadores do que o Padrão Cenário: a quantidade teórica para 2 operadores é de 10 peças, mas no apontamento foi utilizado apenas 1 operador. Cálculo: Quantidade teórica ajustada = 10 peças / 2 operadores = 5 peças. Resultado: A quantidade teórica será ajustada para 5 peças. 2 - Mais Operadores do que o Padrão Cenário: A quantidade teórica para 4 operadores é de 10 peças, mas no apontamento há 1 operador excedente. Cálculo: Quantidade teórica por operador = 10 peças / 4 operadores = 2,5 peças por operador. Para o operador excedente, o fator cadastrado no programa CCPGA015A é de 0,75. Quantidade adicional = 2,5 peças x 0,75 = 1,87 peças. Resultado final: Quantidade teórica ajustada = (2,5 x 4 operadores) + (1,87 x 1 operador excedente) = 11,87 peças.
Percentual Performance
Exibe o percentual de performance dos operadores na escala, no período consultado.
Percentual Qualidade
Exibe o percentual de qualidade levando em consideração as peças conformes e não conformes produzidas pelos operadores na escala, no período consultado.
Quantidade Teórica Kg
Exibe a quantidade prevista a ser produzida em quilogramas levando em consideração o tempo de apontamento realizado.
Quantidade Conforme Kg
Exibe a quantidade conforme produzida em quilogramas.
Quantidade Não Conforme Kg
Exibe a quantidade não conforme produzida em quilogramas.
Atenção
As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.
Esse conteúdo foi útil?
Atualizado