Desativar/Bloquear Clientes
Programa: CCCC105
Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.
Pré-Requisitos
Não há.
Acesso
Módulo: Financeiro - Contas a Receber Grupo: Clientes
Visão Geral
O objetivo deste programa é permitir a desativação e/ou bloqueio de clientes sem movimentação financeira.
Campos
Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.
Situação do Cliente|
Selecionar a situação do cliente. As opções são: - Ativo: apresenta os clientes com base nos filtros informados na rotina. Quando selecionado um ou mais clientes e pressionado o botão Processar, vai executar a inativação ou bloqueio dos clientes informados no filtro; - Inativo: apresenta os clientes inativos independente dos filtros informados. Quando selecionado um ou mais clientes e pressionado o botão Processar, vai executar a ativação dos clientes selecionados; - Bloqueado: apresenta os clientes bloqueados independente dos filtros informados. Quando selecionado um ou mais clientes e pressionado o botão Processar, vai executar a ativação dos clientes selecionados.
Empresas Consolidadas
Exibe a o código das empresas consolidadas.
Desativar Clientes que não Compra a mais de|
Informar a quantidade de meses que os clientes sem movimentação serão desativados.
Importante
Ao informar esse campo serão considerados os clientes que não compram igual ou a mais tempo que a quantidade de meses informado. Serão consideradas as informações registradas como Última Fatura, na coluna de históricos de documentos do programa Consulta do Histórico do Cliente (CCCCF600).
Bloquear Clientes com títulos Vencidos a mais de
Informar a quantidade de dias que clientes com títulos vencidos, em um período superior ao informado, serão bloqueados.
Exemplo
Caso seja informado 10 dias, o sistema bloqueará o cliente para compras após 10 dias do vencimento do título em aberto. Após o pagamento deste título, o cadastro do cliente é desbloqueado automaticamente pelo sistema.
Importante
Ao informar esse campo serão considerados somente os clientes que tenham títulos vencidos igual ou a mais que a quantidade de dias informado.
Desativar Clientes sem Compras|
Selecionar Sim ou Não para determinar se os clientes sem registros de compras, devem ser desativados no cadastro da carteira de clientes.
Importante
Quando selecionada a opção Sim os clientes que não possuem compras serão desativados e ao selecionar a opção Não os clientes que não possuem compras permanecem ativos. Serão consideradas as informações registradas como Última Fatura na coluna de histórico de documentos do programa Consulta do Histórico do Cliente (CCCCF600).
Importante
Com Cadastro Superior a mais de
Informar a quantidade de meses que os clientes com cadastro superior ao período informado serão desativados.
Importante
Este campo será habilitado se o campo Desativar clientes sem compras estiver configurado com a opção Sim.
Desativar Clientes com Exceção Força de Vendas|
Selecionar Sim ou Não se serão desativados clientes com exceção da força de vendas.
Considerar Pedidos em Aberto|
Selecionar Sim ou Não para determinar se serão considerados como ativos os clientes com pedidos em aberto.
Importante
Se informar Sim é apresentada tela de confirmação, para determinar se os pedidos em aberto devem ser considerados como compra realizada pelo cliente.
Considerar Pedidos em Aberto com Compra Realizada|
Selecionar Sim ou Não se serão considerados os pedidos em aberto com compra realizada.
Ramo Atividade
Informar os códigos dos ramos de atividades dos clientes que serão desativados ou bloqueados, conforme as configurações dos campos acima.
Importante
Ao teclar Enter no campo em branco serão considerados todos os ramos de atividade.
Zerar Limite Crédito Clientes Bloqueados|
Selecionar Sim ou Não para determinar se o limite de crédito será zerado.
Considerar Títulos em Aberto|
Selecionar Sim ou Não se serão considerados títulos em aberto.
Colunas do Grid
Seleção
Selecionar o cliente para processar ou consultar as alterações.
Código Cliente
Exibe o código do cliente considerado na consulta.
Nome Cliente
Exibe o nome do cliente.
Situação Atual
Exibe a situação do cliente.
Situação Processada
Exibe a situação processada do cliente.
Data Última Compra
Exibe a data da última compra realizada.
Valor Última Compra
Exibe o valor da última compra realizada.
Qtde. Títulos Vencidos
Exibe a quantidade de títulos vencidos.
Valor Títulos Vencidos
Exibe o valor dos títulos vencidos.
Vencidos a partir de
Exibe os títulos com vencimentos a partir de determinada data.
Cliente Desde
Exibe a data do cadastro do cliente.
Qtde. Pedidos em Aberto
Exibe a quantidade de pedidos em aberto do cliente.
Data Último Pedido Aberto
Exibe a data do último pedido em aberto.
Valor Pedidos em Aberto
Exibe o valor dos pedidos em aberto.
Qtde. Títulos a Vencer
Exibe a quantidade de títulos a vencer.
Valor Títulos a Vencer
Exibe o valor dos títulos a vencer.
Ramo Atividade
Exibe o código do ramo de atividade.
Descrição Ramo
Exibe a descrição do ramo da atividade.
Botões
Consultar
Exibe os dados da consulta conforme filtros informados.
Limpar
Limpa os dados da tela para nova consulta.
Processar
Executa o processo conforme a opção escolhida no campo Situação do Cliente.
Consultar Alterações
Apresenta o programa Consulta de Alteração da Situação do Cliente (CCCC106) para exibir os clientes que foram alterados.
Atenção
As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.
Atualizado
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