Configuração dos Parâmetros Específicos para Análise de Crédito de Cobrança/Bloqueio
Programa: CCCCC045
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Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.
Não há.
Módulo: Financeiro - Contas a Receber Grupo: Configurações de Aprovação de Crédito
Este programa permite ao usuário informar os parâmetros de motivos de bloqueio específicos por cliente na Análise de Crédito.
Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.
Informar o código do cliente.
Informar o tipo de análise a ser feita para cada motivo de bloqueio.
Importante
Apresenta tela com as opções: 0 - Manual: bloqueará o pedido automaticamente, mas poderá ser bloqueado pelo motivo selecionado manualmente. 1 - Automático (Cliente): bloqueará o pedido automaticamente, analisando-o com base no cliente informado. 2 - Automático (Grupo de CNPJ): bloqueará o pedido automaticamente, analisando o pedido pelo grupo de CNPJ do cliente. Esta opção é utilizada por clientes que vendem para grupos de empresas que possuem vários CNPJ.
Informar se o pedido do cliente deve ser bloqueado por limite de crédito automaticamente.
Importante
Este campo será habilitado se o campo "Limite de Crédito" estiver configurado com uma das opções 1 - Automático (Clientes) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ).
Importante
Informar se o pedido deve ser analisado e bloqueado pela quantidade máxima de dias de atraso dos títulos em aberto do cliente.
Informar a quantidade de dias de tolerância que o sistema deve considerar para não bloquear o pedido por atraso máximo.
Importante
Este campo será habilitado se o campo "Número Dias Atraso Máximo" estiver configurado com uma das opções 1 - Automático (Clientes) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ).
Informar se o pedido deve ser bloqueado por média de atraso. O sistema analisará os títulos pagos e calculará uma média de atraso com base na quantidade de dias em atraso de cada título e no número de títulos baixados, independente se foram pagos em atraso ou não.
Importante
Apresenta tela com as opções: 0 - Manual: bloqueará o pedido automaticamente, mas poderá ser bloqueado pelo motivo selecionado manualmente. 1 - Automático (Cliente): bloqueará o pedido automaticamente, analisando-o com base no cliente informado. 2 - Automático (Grupo de CNPJ): bloqueará o pedido automaticamente, analisando o pedido pelo grupo de CNPJ do cliente. Esta opção é utilizada por clientes que vendem para grupos de empresas que possuem vários CNPJ.
Informar a média de dias de tolerância para não bloquear o pedido por média de atraso.
Importante
Este campo será habilitado se o campo "Média de Atraso" estiver configurado com uma das opções 1 - Automático (Clientes) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ).
Informar se o pedido deve ser bloqueado por atraso máximo permitido.
Importante
Apresenta tela com as opções: 0 - Manual: bloqueará o pedido automaticamente, mas poderá ser bloqueado pelo motivo selecionado manualmente. 1 - Automático (Cliente): bloqueará o pedido automaticamente, analisando-o com base no cliente informado. 2 - Automático (Grupo de CNPJ): bloqueará o pedido automaticamente, analisando o pedido pelo grupo de CNPJ do cliente. Esta opção é utilizada por clientes que vendem para grupos de empresas que possuem vários CNPJ.
Informar a média de dias de atraso máximo permitida para não bloquear o pedido.
Importante
Este campo será habilitado se o campo "Atraso Máximo Permitido" estiver configurado com uma das opções 1 - Automático (Clientes) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ).
Informar se o pedido deve ser bloqueado por cheques devolvidos.
Importante
Apresenta tela com as opções: 0 - Manual: bloqueará o pedido automaticamente, mas poderá ser bloqueado pelo motivo selecionado manualmente. 1 - Automático (Cliente): bloqueará o pedido automaticamente, analisando-o com base no cliente informado. 2 - Automático (Grupo de CNPJ): bloqueará o pedido automaticamente, analisando o pedido pelo grupo de CNPJ do cliente. Esta opção é utilizada por clientes que vendem para grupos de empresas que possuem vários CNPJ.
Informar se o sistema deve bloquear o pedido por cheque devolvido.
Importante
Este campo será habilitado se o campo "Cheques Devolvidos" estiver configurado com uma das opções 1 - Automático (Clientes) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ).
Atenção
Ao configurar esta opção, é necessário levar em consideração os três parâmetros abaixo: 1 - O limite de crédito pode ser determinado com o pré-cadastro do valor da faixa de limite de crédito no programa . 2 - O limite de crédito pode ser determinado por um crédito automático. Esse limite é determinado pela média ponderada de faturamentos, possibilitando uma tolerância do limite de crédito, pré-configurada no programa Cadastro do Percentual de Tolerância do Limite de Crédito (CCCCC001). 3 - O limite de crédito é verificado com base nos valores dos pedidos que estão em aberto, somado ao valor dos títulos pendentes e ao valor do pedido que está sendo analisado. Caso esta soma seja superior ao valor estipulado nos parâmetros 1 ou 2, o pedido é bloqueado.
As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de . A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.