Configuração da Análise de Crédito de Cobrança/Bloqueio
Programa: CCCCC000
Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.
Pré-Requisitos
Não há.
Acesso
Módulo: Financeiro - Contas a Receber Grupo: Configurações de Aprovação de Crédito
Visão Geral
Este programa permite ao usuário determinar se pedidos de vendas cadastrados podem ou não ser liberados para faturamento, levando em conta os parâmetros financeiros definidos pela empresa, tais como: limite de crédito, média de atraso, juros pendentes, entre outros.
Importante
Ao acessar as Configurações da Análise de Crédito de Cobrança/Bloqueio, o sistema solicita uma senha de acesso que deve ser informada pelo departamento de TI da empresa. Esta informação deve ser considerada apenas para usuários que utilizam o menu por nível.
Campos
Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.
Permite Liberação Multiempresa|
Informar se no programa Consulta e Liberação de Pedidos Bloqueados (CCCCC720) os pedidos serão apresentados somente para a empresa em que se está logado ou também para as demais empresas configuradas.
Data Vencimento Limite Crédito|
Número Dias Atraso Máximo|
Informar se o pedido deve ser analisado e bloqueado pela quantidade máxima de dias que o cliente possui títulos em aberto.
Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir a quantidade de dias de atraso médio dos títulos em aberto do cliente.
Juros Pendentes|
Informar se o pedido deve ser bloqueado por juros pendentes.
Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir o percentual de juros a ser cobrado nos títulos em aberto do cliente.
Limite de Crédito|
Informar se o pedido deve ser bloqueado por limite de crédito.
Importante
Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções "1 - Automático (Cliente)" ou "2 - Automático (Grupo de CNPJ) será apresentada tela para confirmação com a informação: "Efetua Análise do Limite de Crédito Após Faturamento Parcial?". Caso seja selecionada a opção "Sim", o pedido será analisado novamente com os mesmos parâmetros descritos na nota acima. Após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir se o limite de crédito do cliente será determinado de forma automática ou não.
Média de Atraso|
Informar se o pedido deve ser bloqueado por média de atraso. Será analisados os títulos pagos e calculará uma média de atraso com base na quantidade de dias em atraso de cada título e no número de títulos baixados, independente de terem sido pagos em atraso ou não.
Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir a média máxima de dias em atraso do cliente.
Motivos Especiais Cliente|
Informar se o pedido deve ser bloqueado por motivos especiais do cliente.
Cheques Devolvidos|
Informar se o pedido deve ser bloqueado por cheques devolvidos.
Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir se ocorrerá o bloqueio de pedido por cheque devolvido.
Atraso Máximo Permitido|
Informar se o pedido deve ser bloqueado por atraso máximo permitido.
Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir a quantidade de dias do atraso máximo sobre os títulos que estejam em aberto ou para os títulos que já foram pagos, dentro de um período pré-definido de análise.
Última Compra|
Informar se o pedido deve ser bloqueado pela data da última compra do cliente.
Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir a quantidade máxima de dias que deve haver entre a data atual e a data da última compra do cliente.
Exemplo
Caso a quantidade máxima de dias configurada seja 30 e a última compra do cliente foi há 45 dias, o novo pedido será bloqueado.
Cliente Novo|
Informar se o pedido deve ser bloqueado se o cliente for novo, ou seja, se ainda não gerou duplicata de faturamento na empresa.
Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir se os pedidos dos novos clientes serão bloqueados automaticamente.
Recibo de Juros|
Informar se o pedido deve ser bloqueado pela existência de recibo de juros pendentes de pagamento.
Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir como será o bloqueio por recibo de juros.
Tipo de Nota|
Informar se o pedido deve ser bloqueado por tipo de nota.
Importante
Caso o pedido possua o tipo de nota com bloqueio de crédito configurado no programa Cadastro do Tipo de Nota com Bloqueio (CCCCC025), o pedido será bloqueado.
Colunas do Grid
Motivo de Bloqueio
Exibe todos os motivos de bloqueio configurados e que poderão ser utilizados nos pedidos, conforme a política de liberação de crédito de cada cliente.
Opção
Informar o tipo de análise a ser feita para cada motivo de bloqueio.
Tipo de Análise
Exibe o tipo de análise informada na coluna "Opção" para o motivo de bloqueio selecionado.
Atenção
As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.
Atualizado
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