Configuração da Análise de Crédito de Cobrança/Bloqueio

Programa: CCCCC000

Pré-Requisitos


Não há.

Acesso


Módulo: Financeiro - Contas a Receber Grupo: Configurações de Aprovação de Crédito\

Visão Geral


Este programa permite ao usuário determinar se pedidos de vendas cadastrados podem ou não ser liberados para faturamento, levando em conta os parâmetros financeiros definidos pela empresa, tais como: limite de crédito, média de atraso, juros pendentes, entre outros.

Campos


Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.

Permite Liberação Multiempresa|

Informar se no programa Consulta e Liberação de Pedidos Bloqueados (CCCCC720) os pedidos serão apresentados somente para a empresa em que se está logado ou também para as demais empresas configuradas.

Botão F7

Apresenta tela de seleção com as opções: Sim: indica que será permitido consultar/liberar pedidos no formato multiempresa. Não: indica que será permitido consultar/liberar pedidos somente na empresa em que se está logado.

Data Vencimento Limite Crédito|

Informar se deve verificar a data de limite de crédito cadastrada para o cliente no programa Limite de Crédito (CCCDB018). Caso esta data esteja expirada o pedido será bloqueado por data de vencimento, independente do valor.

Botão F7

Apresenta tela de seleção com as opções: Sim: indica que a data do vencimento cadastrados será verificada para liberar o pedido. Não: indica que o pedido será liberado mesmo que a data do vencimento esteja vencida.

Número Dias Atraso Máximo|

Informar se o pedido deve ser analisado e bloqueado pela quantidade máxima de dias que o cliente possui títulos em aberto.

Juros Pendentes|

Informar se o pedido deve ser bloqueado por juros pendentes.

Limite de Crédito|

Informar se o pedido deve ser bloqueado por limite de crédito.

Média de Atraso|

Informar se o pedido deve ser bloqueado por média de atraso. Será analisados os títulos pagos e calculará uma média de atraso com base na quantidade de dias em atraso de cada título e no número de títulos baixados, independente de terem sido pagos em atraso ou não.

Motivos Especiais Cliente|

Informar se o pedido deve ser bloqueado por motivos especiais do cliente.

Cheques Devolvidos|

Informar se o pedido deve ser bloqueado por cheques devolvidos.

Atraso Máximo Permitido|

Informar se o pedido deve ser bloqueado por atraso máximo permitido.

Última Compra|

Informar se o pedido deve ser bloqueado pela data da última compra do cliente.

Cliente Novo|

Informar se o pedido deve ser bloqueado se o cliente for novo, ou seja, se ainda não gerou duplicata de faturamento na empresa.

Recibo de Juros|

Informar se o pedido deve ser bloqueado pela existência de recibo de juros pendentes de pagamento.

Tipo de Nota|

Informar se o pedido deve ser bloqueado por tipo de nota.

Colunas do Grid


Motivo de Bloqueio

Exibe todos os motivos de bloqueio configurados e que poderão ser utilizados nos pedidos, conforme a política de liberação de crédito de cada cliente.

Opção

Informar o tipo de análise a ser feita para cada motivo de bloqueio.

Botão F7

Apresenta tela de seleção com as opções: 0 – Manual: indica que o pedido de venda não será bloqueado, mas poderá ser bloqueado manualmente pelos programa Cadastro Manual de Bloqueio do Pedido pelo Motivo Especial do Pedido (CCCCC030) ou Cadastro Manual de Bloqueio do Pedido por Vários Motivos (CCCCC040). 1 – Automático (Cliente): indica que os pedidos serão bloqueados automaticamente, analisando o histórico do pedido do cliente informado. 2 – Automático (Por CNPJ): indica que o os pedidos serão bloqueados automaticamente, analisando o pedido pelo grupo de CNPJ do cliente. Esta opção é utilizada por clientes que vendem para grupos de empresas que possuem vários CNPJ.

Tipo de Análise

Exibe o tipo de análise informada na coluna "Opção" para o motivo de bloqueio selecionado.


Atualizado

Isto foi útil?