Belluno

Integrações | Financeiro

Visão Geral


A Belluno é uma plataforma WEB que oferece Antecipação de Recebíveis e Meios de Pagamento para empresas de todo porte. O objetivo desta integração é a facilidade no envio do link de pagamento do Consistem ERP ao cliente com o intuito de otimizar e agilizar os processos vinculados ao pedido de venda. Possibilitando também que a conciliação e baixas sejam integradas. Dessa forma, será possível negociar através de um pedido de venda a respectiva forma de pagamento, seja via Cartão de Crédito ou Pix, e garantir que o pedido seja faturado apenas se houver confirmação de pagamento junto à Belluno.

Requisitos


Consistem ERP
Belluno

Compatibilidade: 7.4 ou superiores do Consistem ERP.

Módulos Comercial e Financeiro

Aquisição de licença

Orientamos o acompanhamento da nossa equipe de consultores.

Aquisição de licença e implantação deve ser verificada com a empresa fornecedora. Saiba mais

Pedido de venda cadastrado no programa Cadastro de Pedido de Venda (CCPV005).

Criação de uma conta no banco digital Belluno. A conta é aberta por CNPJ.

O campo Endereço de Remetente deverá estar preenchido na Aba E-mail do programa Configuração Geral do Sistema (CSMEN080). Caso não esteja, realize o cadastro e salve as informações.

Realize o Cadastro de Operadora de Cartão de Crédito (CCCCP005) com as devidas taxas. O botão Taxas Administração executa o Cadastro de Operadora de Cartão de Crédito - Taxas Administrativas (CCCCP006) para realizar o cadastro das taxas da operadora por prazo/parcela.

No Cadastro de Cliente (CCCDB005) revisar se o CEP do cliente é válido e se o Telefone está cadastrado. Através do botão Manutenção - Opção Informações Complementares é possível acessar o programa Informações Complementares (CCCDB006) para confirmar se o Celular está cadastrado.

Parametrizações

  1. Acesse o site do banco da Belluno e informe o Usuário e Senha.

  2. No lado esquerdo da tela acione o menu Configurações e selecione a opção Documentação de API.

    1. Em API Token acione o botão Gerar Token e copie o link do token gerado.

  3. Acesse no programa Configuração de Integrações (CSWMEN180) a Aba Integração Belluno para informar as URLs e o token de integração com a Belluno.

    1. Inicialmente configure as quatro URLs fixas de comunicação que a Belluno disponibiliza sendo elas:

      https://belluno.readme.io/reference/createpaymentlink/ (criação de pagamento) https://belluno.readme.io/reference/get_transaction-transaction-id (transação para encontrar um ID) https://api.belluno.digital/v2/transaction/%7btransaction_id%7d/inactivate (inativação de um link de pagamento) https://api.belluno.digital/v2/transaction/payables/paid/{date} (verificação de pagamento em alguma data específica)

    2. Acione o botão Incluir para informar o código da empresa, o token que foi gerado no site do banco e o Host. Salve as informações.

  4. Acesse o programa Integração (CSINTEGRACAO010) e localize no grid o código IBELL para configuração e ativação da integração. Lembrando que essa integração será apresentada após aquisição e liberação por Produto e Comercial da Consistem.

    1. Selecione a linha no grid e acione o botão Editar para executar o programa Cadastro de Integração (CSINTEGRACAO010A).

    2. Na Aba Dados Gerais realize as devidas configurações informando os usuários responsáveis pela integração, o Host com o endereço da base oficial para qual serão feitas as requisições via API em base oficial e o Host Homologação com o endereço da base testes do sistema de integração para qual serão feitas as requisições via API em base de homologação.

      1. O campo Situação deve ser alterado para a opção Ativo.

      2. Informe o código de uma ou mais empresas que serão vinculadas na integração.

      3. No grid realize o preenchimento do token gerado, lá da página da Belluno, basta clicar no campo da coluna Valor e colar no local indicado.

    3. Na Aba Endpoints são exibidos os endpoints disponíveis para esta integração. Opções: GET - Obter link de pagamento por data GET - Obter transação por transaction id POST - Criar link de pagamento POST - Inativar link de pagamento

    4. Não tem necessidade de passar pelas Abas Integração Manual e Carga Dados, pois não afetam à esta integração.

    5. Retorne para a Aba Dados Gerais e acione o botão Salvar.

  5. Acesse no programa Dados de Pagamento (CCCCP100) o botão Novo para executar o programa Geração de Dados de Pagamento (CCCCP100A).

  6. Na Aba Pedido informe o número do pedido ou consulte através do botão (F7) localizado ao lado do campo Pedido.

    1. Acione o botão Incluir para executar o programa Geração de Dados de Pagamento - Sequência de Pagamento (CCCCP100B) permitindo a inclusão dos dados de pagamento para o pedido selecionado.

      1. Selecione o tipo de pagamento Link de Pagamento - Belluno para habilitar a Aba Link Pagamento Belluno.

        1. No campo Forma de Pagamento o usuário define a forma de envio ao cliente, podendo ser: Cartão de Crédito, Pix e Pix e Cartão de Crédito.

        2. O sistema irá exibir o valor para pagamento, mas é possível alterar caso seja necessário.

        3. Caso a opção selecionada seja Cartão de Crédito, serão habilitados os campos Bandeira da Operadora e Número de Parcelas (limitado a 18) para preenchimento.

        4. O campo E-mail do Cliente virá preenchido conforme informado no Cadastro de Cliente (CCCDB005), mas é possível alterar por outro e-mail em que o cliente receberá o link de pagamento.

        5. Acione os botões Salvar e, na sequência, Gerar Link para geração e envio do e-mail com o link de pagamento.

          Importante: caso o link de pagamento da Belluno seja gerado para o pedido, não serão permitidas alterações no pedido nos programas Cadastro de Pedido de Venda (CCPV005) e Alteração de Pedidos (CCPV028).

        6. No botão Atualizar é possível verificar o andamento do envio do link ao cliente e o campo Situação Pagamento é atualizado com a descrição Aberto.

          1. O cliente receberá um e-mail com o link de pagamento. Basta acessar, preencher os campos obrigatórios e efetuar o pagamento acionando o botão Confirmar.

        7. Ainda nesta aba, é possível acionar os botões Consultar Link e na sequência Atualizar para analisar se o pagamento já foi realizado. Em caso positivo, será atualizado o campo Situação Pagamento para Pago. As opções exibidas podem ser Aberto, Pago, Cancelado ou Em Processamento.

  7. Para análise do log da integração, caso ocorra alguma inconsistência no pagamento, acesse o programa Consulta Logs de Integração (CSINTEGRACAO100), informe o período, selecione a Integração API IBELL, os endpoints, no campo Sucesso selecione Ambos e acione o botão Consultar.

    1. Serão exibidos os dados filtrados no grid da tela.

  8. Para realizar o faturamento, acesse o programa Seleção de Pedido para Faturamento (CCPV030) e informe o número do pedido no campo Pedido. Após o preenchimento dos dados e repasse pelas rotinas auxiliares, será apresentado o programa Geração de Dados de Pagamento (CCCCP100A) para análise do status do pagamento, acione o botão Confirmar para que o faturamento seja realizado.

    1. Caso não esteja pago, não será permitido dar andamento no faturamento.

  9. Após finalizar o faturamento, acesse o programa Geração e Emissão de Nota Fiscal (CCFT010), informe os filtros do pedido e acione o botão Lista Esta para gerar a nota fiscal.

    1. Caso o pedido seja pago via Pix com a Belluno, a baixa do título ocorrerá de forma automática no momento da geração da nota.

    2. Caso o pedido tenha sido pago via Cartão de Crédito com a Belluno, o sistema irá realizar a baixa parcial referente a taxa de cartão, desde que a mesma esteja cadastrada para a bandeira no programa Cadastro de Operadora de Cartão de Crédito (CCCCP005).

  10. É possível consultar as notas já geradas através do programa Consulta de Notas Fiscais por Período (CCFT725), informando o período e acionando o botão Consultar.

    1. No grid selecione a linha desejada e clique em Detalha para executar a Consulta de Nota Fiscal Detalhada (CCFT605).

      1. Acione o botão Títulos para executar a Consulta de Títulos por Nota Fiscal (CCCC745).

        1. No grid é possível verificar o número do título, as baixas, e demais detalhamentos.

          1. Caso no final do número do título conste a letra U significa que a baixa foi feita unicamente, ou seja, via Pix.

          2. Caso na frente do número do título conste a letra A significa que a baixa foi feita parcialmente, ou seja, via Cartão de Crédito.

  11. No programa Consulta de Títulos por API (Belluno) (CCCCP600) é possível consultar a situação atual dos links de pagamentos gerados, seja via Pix ou Cartão de Crédito.

    1. Para os casos de pagamento via Cartão de Crédito, deverá ser acionado o botão Atualizar Cartão para que seja identificado na conta da Belluno se o mesmo já foi pago pela bandeira do cartão. Caso tenha sido realizado, o sistema efetua a baixa total da parcela.

Fluxo do Processo

  1. A empresa abre uma conta por CNPJ no banco Belluno.

  2. No Consistem ERP deve ser realizado o cadastro do pedido de venda.

  3. Na sequência, as parametrizações devem ser realizadas para que o link de pagamento possa ser gerado ao cliente corretamente.

  4. O cliente recebe o e-mail com o devido link de pagamento. Clicando no link o cliente é direcionado a página do banco Belluno, preenche os campos necessários e efetua o pagamento confirmando a aplicação.

  5. Pronto, os valores serão creditados na conta da empresa.

  6. Para dar continuidade no processo, acesse o Consistem ERP e providencie o faturamento da nota. A baixa automática ocorrerá se a forma de pagamento for via Pix.

    1. Caso seja via Cartão de Crédito a baixa ocorrerá de forma parcial de acordo com o vencimento de cada parcela. Acessando a Consulta de Títulos por API (Belluno) (CCCCP600), acione o botão Atualizar Cartão para que a situação do pagamento seja atualizado.

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