Configuração da Apuração do ICMS - Normal
Programa: CCEPA055
Atualizado
Isto foi útil?
Programa: CCEPA055
Atualizado
Isto foi útil?
Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.
Não há.
Módulo: Contábil/Fiscal Escrita Fiscal Grupo: Configuração de Escrita Fiscal
Informar os parâmetros para a apuração do imposto por empresa, possibilitando também informar o saldo credor na data de implantação.
Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.
Informar o código da empresa para configurar os parâmetros da apuração do ICMS - Normal.
Importante
O botão Consultar (F7) apresenta tela com as empresas cadastradas no programa .
Selecionar se a empresa é optante pelo regime de apuração simples. As opções são: 0 - Não Optante - determina que a empresa não é optante pelo regime de apuração simples. 1 - Único - determina que a empresa é optante pelo regime de apuração simples e que não possui filiais. Sendo assim, a apuração contemplará apenas as informações da própria empresa. 2 - Centralizada - determina que a empresa é optante pelo regime de apuração simples e os saldos da apuração do ICMS serão transferidos para o estabelecimento centralizador. Esta opção é geralmente utilizada para empresas filiais. 3 - Centralizadora - determina que a empresa é optante pelo regime de apuração simples. As empresas centralizadoras receberão os saldos da apuração do ICMS das empresas centralizadas. Esta opção é geralmente utilizada por empresas matriz.
Selecionar o tipo de regime de apuração da empresa. As opções são: 1 - Normal 2 - Simples 3 - Estimativa Fiscal 8 - Bares e Restaurantes 9 - Normal com Estimativa Fiscal
Selecionar o porte da empresa. As opções são: ME - Micro Empresa PP - Pequeno Porte OU - Outra
Informar o código para as saídas CIAP. As opções são: 0 - Somente Receitas 1 - Total Saídas
Importante
Para o cálculo do crédito do CIAP é necessário encontrar o percentual proporcional do faturamento tributário. Este campo determina os tipos de operações que serão consideradas para encontrar este percentual.
Informar a data de implantação do saldo credor de ICMS inicial.
Importante
Deve-se informar a data do último dia do mês anterior ao que se deseja considerar o início das apurações no sistema. Exemplo: a apuração será realizada no mês de Setembro/2006. Desta forma, a data de implantação será 31/08/2006. Após efetuada a primeira apuração de ICMS, não será permitida a alteração deste campo.
Informar o valor do saldo credor de ICMS Normal na data de implantação.
Importante
Caso o saldo do ICMS Normal na data de implantação não seja credor, deve-se informar "0" (zero).
Atenção
As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de Componentes. A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.