7.3.012 - 16/01/2024
Consistem ERP 7.3
Melhorias
Comercial - Faturamento
🚀 128109 | Faturamento
Para clientes do ramo de confecção, foi reestruturada a forma de seleção do pedido e emissão de nota, além de ter sido criada uma nova função para o faturamento automático. Para isso foram efetuadas as seguintes alterações no Consistem ERP:
Criado o novo programa Faturamento de Pedidos (CCPVH030). Este programa é responsável por realizar a seleção do pedido, substituindo o programa Seleção de Pedido para Faturamento (CCPV030). A principal mudança é a usabilidade do programa. Caso o pedido esteja pronto para faturar, basta informá-lo e clicar no botão Gerar Seleção, sem a necessidade de passar por diversos campos. A tela é composta pelos botões:
Dados Transportes, que abre o programa Dados Transportes (CCPVH030A) para informar os dados de transporte do pedido;
Dados Complementares, que abre o programa Dados Complementares (CCPVH030B) para informar dados e valores complementares e/ou dados referentes à exportação quando se tratar de um pedido de exportação;
Selecionar Item Parcial, que abre o programa Seleção de Itens do Pedido para Faturamento (CCPVH032) para que sejam selecionados os itens que serão faturados nos casos de um faturamento parcial;
Análise Fiscal Pedido, que abre o programa Consulta de Análise Fiscal (CCFTH700) para consultar os tributos do saldo do pedido;
Dados Pagamento, que abre o programa Geração de Dados de Pagamento (CCCCP100A) para informar os valores de pagamento ao pedido;
Gerar Seleção, que, ao ser acionado, gera a seleção para faturamento referente ao pedido;
Seleciona e Fatura, que, ao ser acionado, gera a seleção para faturamento e também emite a nota, já enviando para a SEFAZ diretamente;
Gerar Notas Fiscais, abre o programa Gerar Notas Fiscais (CCFTH010) para gerar as notas fiscais referentes às seleções para faturamento;
Cancelar, limpa os dados informados na tela.
Criado o novo programa Gerar Notas Fiscais (CCFTH010). Este programa é responsável por emitir as notas fiscais, substituindo o programa Geração e Emissão de Nota Fiscal (CCFT010). O programa terá filtros para a consulta, permitindo visualizar as seleções para faturamento que estão prontas para serem emitidas. Para gerar as notas, é necessário marcar a seleção no grid e clicar no botão Gerar Notas. Também é possível visualizar o pré-faturamento, cancelar a seleção e acessar o monitor NFe através de um botão, para que o processo seja contínuo.
Criado o novo programa Configuração do Faturamento de Pedidos e Geração de Nota (CCFTH005). Este programa é responsável por parametrizar preferências na usabilidade do Faturamento de Pedidos (CCPVH030) e também do Gerar Notas Fiscais (CCFTH010), definindo se o monitor NF-e abrirá diretamente a cada geração de nota e se será possível alterar dados da condição de venda no faturamento do pedido.
Além das melhorias feitas no processo de seleção e geração da nota, foi criada uma nova funcionalidade de faturamento automático. O mesmo será realizado ao encerrar a última caixa referente a alguma sugestão pelo programa Conferência via Sugestão (CCPVC150). Para realizar este faturamento, foram feitas as seguintes implementações:
Criado o novo programa Configuração Faturamento Automático (CCFTA000). O mesmo é composto por duas abas: Faturamento Pedido / Nota e Faturamento Nota. No caso da primeira aba, a mesma automatiza a seleção do pedido e a geração da nota. No caso da segunda aba, a mesma automatiza apenas a emissão da nota, sendo necessário selecionar o pedido manualmente. Através deste programa, é possível definir quais tipos de nota e/ou ramos de atividades que entrarão neste faturamento automático, bem como configurar os usuários para receberem as notificações destes faturamentos.
Criado o novo programa Configuração de Impressoras por Usuário do Faturamento Automático (CCFTA001) para configurar por usuário qual será a impressora que imprimirá o DANFE no caso do faturamento automático. O sistema irá verificar o usuário que fez a seleção ou que fez o encerramento da última caixa da sugestão e, caso a nota seja autorizada, será impressa na impressora configurada aqui.
Criado o novo programa Monitor do Faturamento Pedido/Nota Automático (CCFTA610). Nele será possível visualizar todos os faturamentos automáticos que foram feitos, sejam os que tiveram alguma pendência ou não. Será possível excluir o mesmo da fila ou até então forçar um faturamento caso seja necessário.
Criado o novo programa Monitor do Faturamento Nota Automático (CCFTA615). Nele será possível visualizar todos os faturamentos automáticos que foram feitos através de pedidos selecionados pelo programa Faturamento de Pedidos (CCPVH030) no qual atendiam as configurações da aba Faturamento Nota do Configuração Faturamento Automático (CCFTA000). Será possível excluir o mesmo da fila ou até então forçar um faturamento caso seja necessário.
IMPORTANTE: Recomendamos que para utilização destes novos programas, seja contratado nosso setor de serviços para implantação. O Faturamento Automático deve ser adquirido à parte.
🚀 170060 | Carta de Correção
Ajustado o código do benefício fiscal do ICMS através da alteração do cBenef em uma nota por meio de Carta de Correção. Modificada a Configuração de Campos Alterados na CC- e (CCFTNC000) na opção Itens > Outros, incluindo uma nova opção Benefício Fiscal ICMS, permitindo determinar se será possível efetuar uma alteração no cBenef via CC- e. Atualizado o programa Geração de Carta de Correção de Nota Fiscal Eletrônica (CCFTNC100) na opção Itens > Outros, com a inclusão de 2 novos campos: Benefício Fiscal ICMS e Benefício Fiscal ICMS Secundário. Permitida a alteração/exclusão/inclusão do cBenef caso a configuração esteja habilitada.
Custos - Custos Básico
🚀 168819 | Outros
Ajustado o campo Base de distribuição no Cadastro de Base para Distribuição de Despesas (CCCPD010) para aceitar 9 caracteres, sem contar as casas decimais após a vírgula que fazem parte da configuração.
🚀 168840 | Outros
Incluídos os nomes das colunas no Relatório do Preço de Venda/Ficha Custos (CCTPC410).
Entradas - Estoques
🚀 170501 | Movimentação
Ajustada a inclusão da Data do Documento na Contabilização Integrada de Estoque e Custos (CCESCT100) em Lançamentos do Estoque (CCESCT101).
Industrial - PPCP - Tecelagem
🚀 173137 | Inventário de Malha Crua
Alterada a regra de fechamento de inventário de malha tinta. A partir de agora, ajustado o sistema para realizar o fechamento, movimentação de estoques e cancelamento das etiquetas não lidas em um novo processo de aguarde, que será executado em segundo plano. Isso significa que, mesmo que ocorra a interrupção do processo, a base de dados não será afetada, pois o processo continuará sendo executado. Criado o controle para que, caso ocorra a interrupção do processo, ao acessar novamente a rotina CCTTGA252 e informar o inventário que ainda está sendo executado, o sistema apresentará o status e não permitirá o fechamento do inventário novamente.
Industrial - Serviços Terceirizados
🚀 164211 | Retorno de itens industrializados
Ajustadas as consultas Consulta de Notas Fiscais de Serviço e Consulta dos Insumos Faturados Nas Notas de Serviços Por Período para exibir as quantidades e valores dos insumos faturados, detalhando por ordem de produção.
Adicionada informação macro por nota fiscal de faturamento em ambas as consultas, com botão para detalhar os insumos, que apresenta, para a nota fiscal, os insumos por ordem de produção.
Legislações
Comercial - Faturamento
⚖️ 170808 | ICMS diferenciado/ICMS-ST/DIFAL
Ajustado o cálculo do DIFAL para não contribuinte para considerar o %FCP na fórmula do cálculo por dentro. Para isso, incluída uma nova opção Somar FCP na Alíquota Interna Cálculo por Dentro no programa Configuração do Diferencial de Alíquota para Não Contribuinte (CCFTH150). Caso a opção seja configurada como sim, no momento de considerar a alíquota interna no cálculo por dentro o sistema soma o FCP à alíquota interna.
Exemplo:
Cálculo ICMS Por Dentro:
Valor Sem ICMS = Valor Operação menos Valor ICMS BC DIFAL = Valor Sem ICMS dividido por (1 - Alíquota Interna) ICMS Interno = BC DIFAL multiplicado pela Alíquota Interna Valor DIFAL = ICMS Interno menos ICMS DIFAL Destinatário = Valor DIFAL multiplicado por %Partilha
Valor Operação = 100,00 Valor ICMS = 12,00 Alíquota Interna = 18% Alíquota FCP = 1%
Caso a nova opção esteja NÃO:
Valor Sem ICMS = 100,00 - 12,00 BC DIFAL = 88,00 / (1 - 18%) ICMS Interno = 107,32 * 18% Valor DIFAL = 19,32 - 12,00 DIFAL Destinatário = 7,32
Caso a nova opção esteja SIM:
Valor Sem ICMS = 100,00 - 12,00 BC DIFAL = 88,00 / (1 - (18% + 1%)) ICMS Interno = 108,64 * (18% + 1%) Valor DIFAL = 20,64 - 12,00 DIFAL Destinatário = 8,64
Correções
Industrial - PPCP - Confecção
🛠️ 173310 | Ordem de Produção da Confecção
Ajustado o programa Impressão de OP(CCTCOC520) para listar os componentes da OP, garantindo que itens em kg não cadastrados com finalidade 4 e 5 sejam processados corretamente. Saiba mais
🛠️ 173316 | Ordem de Produção da Confecção - Movimentação de Produção
Ajustado o funcionamento do programa OPs do Agrupador (CCPCCB600A) para não apresentar OPs que não possuem mais em seu roteiro a fase com o agrupador do beneficiamento de OPs. A consulta agora valida se a fase está no roteiro atual, garantindo que as OPs vinculadas ao agrupador sejam exibidas corretamente. Saiba mais
Atualizado