Baixa e Estorno de Documento
Programa: CCFFB010
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Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.
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Módulo: Financeiro - Contas a Pagar Grupo: Documentos de Contas a Pagar
O objetivo deste programa é realizar a baixa individual dos documentos lançados no Contas a Pagar. Caso o sistema de Contas a Pagar esteja configurado para integrar com a Contabilidade, ao acessar esta tela é apresentado o programa para definir a empresa em que os débitos e créditos do Contas a Pagar devem ser lançados para contabilização.
Campos assinalados com | são de preenchimento obrigatório.
Informar o código do fornecedor do documento para baixa.
Informar o número do documento para baixa.
Importante
Exibe o código do banco do documento.
Exibe a data em que o documento foi emitido, caso tenha sido gerado através de uma nota fiscal.
Exibe a data em que o documento foi cadastrado no sistema.
Exibe a data de vencimento do documento.
Exibe o valor do documento.
Exibe o valor baixado do documento.
Importante
Caso tenha sido efetuada baixa parcial do valor total, os campos seguintes serão habilitados para alteração dos dados. Caso tenha sido efetuada baixa integral do valor do documento, todos os outros campos serão preenchidos automaticamente e não será permitida a alteração dos dados.
Informar a data em que o documento foi pago.
Informar o valor pago.
Importante
Caso a baixa seja parcial, informar o valor a ser considerado.
Informar o valor de juros, caso haja.
Informar o valor do desconto, caso tenha sido concedido.
Informar o valor referente a outras despesas, caso haja.
Informar o valor da multa, caso haja.
Informar o código do histórico a ser considerado na baixa.
Importante
Caso necessário, descrever um complemento para o histórico selecionado.
Informar a forma de pagamento do documento.
Informar o tipo da baixa do documento para que seja possível diferenciar a conta contábil de contrapartida que será utilizada na baixa do documento.
Importante
Este campo somente será habilitado se a empresa estiver configurada para integrar com a Contabilidade.
Importante
Após efetivar a baixa do documento, serão habilitados os botões: Documento, Estorna, Lançamento, Próximo e Anterior.
Importante
Habilita o campo "Documento" para nova seleção.
É emitida mensagem solicitando a confirmação do estorno do documento pago. Caso seja confirmado o estorno, o lançamento contábil será excluído automaticamente.
Importante
Habilita o campo "Data de Pagamento" para realização de nova baixa.
Importante
Somente poderá ser realizada uma nova baixa caso já tenha sido realizado um pagamento parcial para o documento selecionado.
Se houver mais de um lançamento realizado para o documento, exibe o lançamento seguinte ao selecionado.
Se houver mais de um lançamento realizado para o documento, exibe o lançamento anterior ao selecionado.
Atenção
Apresenta o programa para cadastrar novo fornecedor.
Apresenta tela de seleção com as opções: Em aberto: apresenta o programa para visualizar os dados de documentos em aberto de acordo com o fornecedor selecionado. Pagos: apresenta o programa para visualizar os dados de documentos pagos, de acordo com o fornecedor selecionado.
Caso a empresa trabalhe com o controle de liberação de documentos e esta configuração esteja habilitada, é necessário que o documento selecionado tenha sido previamente confirmado no programa .
Apresenta tela com os históricos cadastrados no programa para seleção.
Apresenta o programa para novo cadastro.
Caso tenha sido informado um histórico no campo "Código Histórico para Débitos" do programa , é sugerido o histórico informado, mas é possível alterar.
Apresenta tela de seleção com as opções 1 - Normal: realiza o lançamento contábil debitando a conta de fornecedores no passivo, e vai creditar de modo que a origem do recurso seja o caixa. A conta crédito será a conta caixa, de acordo com a filial informada. 2 - Especial: a conta débito será a mesma e após a confirmação dos dados, será apresentado o programa para informar a conta de crédito da baixa do documento.
Após a confirmação dos dados: - Caso informado valor de multa e/ou de juros, o sistema apresenta o programa para definir em que centros de custos estas despesas devem ser lançadas. - Caso informado valor de desconto, é apresentado o programa , que permite informar a conta de crédito.
Caso o documento esteja estornado, é apresentada tela de aviso com a seguinte mensagem "Existe borderô para este documento, estorne-o". O estorno do documento é feito no programa .
As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação de . A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.