Aba Diagrama de Ishikawa (v.7.3)
Programa: CCGQNC100TAB2
Esta documentação é válida para a versão 7.3 do Consistem ERP. Confira outras versões: Aba Diagrama de Ishikawa
Pré-Requisitos
Não há.
Acesso
Módulo: Industrial - Gestão da Qualidade Grupo: Não Conformidade Acessível pelos programas:
Acompanhamento de RAC/RAP (CCGQNC020) Coluna "Ações" opção Estudo de Causas/Definir Ações
Cadastro de Ações do RAC/RAP (CCGQNC020A) Botão Ver Estudo
Lista de Verificação RAC/RAP (CCGQNC130) Botão Estudo RAC/RAP
Visão Geral
O objetivo deste programa é permitir informar as causas que foram identificadas como causadoras do problema reportado.
Importante
Deverá ser informada pelo menos uma causa como sendo principal. Caso contrário não será permitido finalizar o Estudo de Causas.
Importante
O nome desta aba até a versão 6.3 é Causas. A partir da versão 6.4 o nome será Diagrama de Ishikawa.
Colunas do Grid
Sequência Causa
Exibe o identificador da causa, sequencial único que reinicia o contador para novo Estudo de Causas.
Descrição da Causa
Informar uma possível causa que foi identificada para a ocorrência da Não Conformidade.
Importante
Obrigatório classificar uma causa com conteúdo "Sim" na coluna causa principal.
Tipo
Selecionar o tipo da causa. As opções são: - Software: quando o problema é originado de algum problema de software/sistema envolvido no processo, seja por algum defeito de atualização, erro de conexão, versionamento, etc. - Material: quando o problema é causado pois a matéria-prima ou o material que foi utilizado no processo não está em conformidade com as exigências para a realização do trabalho, ou seja, está fora das especificações necessárias para ser usado, como produto em tamanho incorreto, vencido, fora da temperatura ideal, etc. - Método: os processos, procedimentos e métodos usados durante as atividades também podem influenciar para que o problema ocorra. Analisar o quanto a forma de trabalhar influenciou o problema, por exemplo se houve planejamento, se foi executado conforme o planejado, se as ferramentas certas foram utilizadas, etc. - Meio Ambiente: analisar o ambiente interno e ambiente externo da empresa e identificar quais são os fatores que favorecem a ocorrência dos problemas, como poluição, calor, falta de espaço, leiaute, barulho, reuniões, etc. - Equipamento: considerar todas as causas originadas de falhas no maquinário usado durante o processo, como funcionamento incorreto, falha mecânica, etc. - Pessoais: os problemas podem envolver atitudes e dificuldades das pessoas na execução do processo, e podem incluir: pressa, imprudência, falta de qualificação, falta de competência, etc.
Botões
Manutenção
Permite editar a linha selecionada no grid.
Incluir
Habilita as linhas do grid para inclusão de novos dados.
Remover
Permite excluir a linha selecionada no grid.
Atenção
Atualizado
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