Rateio de valor do frete de CT-e entre várias notas fiscais

Módulo : Entradas - Estoques

Objetivo


Este processo detalha sobre importar o CT-e , identificando se possui notas fiscais atribuídas, e realizando o rateio por valor ou por peso das mercadorias. Desta forma, quando existirem duas ou mais notas de entrada para um mesmo CT-e, será gravada a primeira nota e as demais notas na sequência.

Fluxograma

Pré-Requisitos


Aba Dados Gerais (CCESN000TAB3)

Etapas do Processo


1

Por meio do programa Nota Fiscal Pendente (CCESN100) será importado o XML do CT-e. Identificando que as notas vinculadas ao CT-e estão pendentes, o sistema vincula automaticamente o conhecimento com estas notas.

2

Ao acessar as notas que foram vinculadas através da Aba Frete (CCESN110TAB9), no programa Nota Fiscal de Entrada (CCESN110), é possível visualizar os conhecimentos que estão vinculados.

3

Quando existe esta ligação do CT-e x Nota, ao realizar o lançamento através do botão Lançar Nota, no programa Nota Fiscal de Entrada (CCESN110), o lançado é realizado automaticamente junto com a nota fiscal.

4

Caso exista mais de uma nota fiscal vinculada ao mesmo CT-e, o custo do valor do frete é rateado entre as notas fiscais tendo como base o campo Forma de Rateio do Valor do CT-e, da Aba Dados Gerais (CCESN000TAB3) no programa Configuração do Portal Fiscal (CCESN000). Será verificado se este rateio será efetuado com base no valor ou no peso da nota.

5

Ao lançar as outras notas fiscais vinculadas ao CT-e (caso existam) o sistema irá considerar também o valor do custo de frete rateado.

6

No caso de estorno dos lançamentos, o conhecimento é estornado automaticamente com a última nota vinculada.

Atualizado

Isto foi útil?